terça-feira, 9 de setembro de 2014

[1078] Praia de Bote vai ter acesso ao espólio fotográfico cabo-verdiano do comandante Guilherme Conceição e Silva

GCS, ainda jovem oficial
Constituído sobretudo por fotografias de veleiros fundeados no Porto Grande feitas a partir da água (em botes a remos ou à vela, pertencentes ao navio-escola "Sagres"), será totalmente digitalizado pelo Praia de Bote e algumas dessas fotos serão aqui divulgadas oportunamente.

Vistas de modo fugaz num dos encontros que tivemos com o comandante (no caso, na Brasileira do Chiado), verificámos na altura o interesse das fotos, pequeno tesouro que saberemos estimar e divulgar aqui e em livro, honrando a memória desse oficial da Armada que foi grande amigo de Cabo Verde e do seu povo.

4 comentários:

  1. Recordo-me bem deste Senhor e espero ver algumas das suas fotos com interesse...

    ResponderEliminar
  2. Jack: sera' que podes encontrar no espolio a fotografia do navio Santa Rita, registado na Capitania de São Vicente em 1946?

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver, só quando tiver o material poderei dizer. Como referi no post, na altura só dei uma vista de olhos fugaz mas dentro em breve terei o álbum comigo para poder digitalizar todas as fotos.

    Braça,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Não tive oportunidade de conhecer pessoalmente o Comandante Conceição e Silva e no entanto sinto saudade dele. Parece absurdo mas é verdade. A saudade tem aqui o significado da sua ausência num espaço que era de todos nós e que já não pode continuar a ser preenchido. Venha esse espólio para matarmos as saudades de um marinheiro e de um sincero amigo da nossa ilha.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.