sábado, 3 de outubro de 2015

[1688] Leia segunda-feira, 5 de Outubro, no "Liberal" (Cabo Verde), mais um texto de Joaquim Saial

Pide para aqui, pide para acolá, pide para ali

Estávamos em 27 de Janeiro de 1961, não tinha ainda começado qualquer das três guerras ultramarinas, mas corria nos jornais de todo o mundo o caso do assalto ao paquete "Santa Maria" que, dizia-se, parecia navegar a caminho de Angola, depois de ter desviado a rota que anteriormente o remetia para Cabo Verde. A 28, já derivava para o Recife, Brasil.

A 4 do mês seguinte iniciam-se oficialmente as hostilidades em Angola, com o assalto de grupos armados à Casa de Reclusão Militar, ao quartel da Companhia Móvel de Polícia e às cadeias civis de Luanda. Estava dado o mote para esse annus horribilis de 1961, de todas as desgraças nacionais, de péssimo presságio para o império colonial português e para o próprio regime.

É neste contexto que na data inicialmente apontada e com assinatura do então ministro de Ultramar comandante Vasco Lopes Alves sai a Portaria n.º 18 239 que cria "os postos de Polícia Internacional e de Defesa do Estado, na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, e no aeroporto da ilha do Sal, ambos dependentes da subdelegação da mesma Polícia na província ultramarina de Cabo Verde, com sede na cidade da Praia." (excerto)

Jornal "Liberal",  AQUI

1 comentário:

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.