quarta-feira, 18 de outubro de 2017

[3205] A posse do governador Peixoto Correia

Filme mudo, de 17 de Outubro de 1957, onde se vê Raul Rodrigues Ventura (ver AQUI), ministro do Ultramar, a conferir posse ao comandante Peixoto Correia, no cargo de Governador de Cabo Verde. A propósito de o filme ser mudo, lembro que a televisão nasceu em Março de 1957, sendo portanto este um dos primeiros de reportagem que surgiram. Posteriormente, colocavam-lhe voz de locução em cima. Mas já vi alguns filmes da RTP (que oportunamente aqui observaremos) em que há som mas só de aplausos ou de vivas. Logo falaremos disso.

Ver AQUI

António Augusto Peixoto Correia nasceu em 1913, em Vila Nova de Gaia. Fez carreira militar como oficial da Armada, tendo atingido o posto de capitão-de-fragata em 1959. A cronologia seguinte é do arquivo do Parlamento de Portugal.

Carreira político-administrativa
 1955 – Governador do distrito da Huíla (Angola);
 Chefe de gabinete do Ministro do Ultramar;
 1957-1958 – Governador de Cabo Verde;
 1958-1962 – Governador da Guiné;
 1962-1965 – Ministro do Ultramar;
 1969-1970 – Chefe da 2.ª Repartição do Ministério da Defesa Nacional;
 1960-1970 – Vice-presidente do Conselho Ultramarino;
 Procurador à Câmara Corporativa, pela província da Guiné, como representante do comércio ultramarino (IX Legislatura) e das conservas das províncias ultramarinas (IX Legislatura). 

4 comentários:

  1. Foi interessante recuperar esta peça televisiva de diazá, Djack, sobre a tomada de posse do Comandante Peixoto Correia. Pena foi não ter conseguido o som, mas vou tentar mais uma vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não leste com atenção. Eu começo logo por dizer que o filme é mudo. É pena de facto, mas é assim.

      Braça sem palavras,
      Djack

      Eliminar
    2. Foi falta de atenção da minha parte, Djack. Mas também não foi preciso som. Bastou ler nos lábios do empossado para lhe apanhar estas palavras: "Eu abaixo assinado, afirmo solenemente pela minha honra que cumprirei com lealdade as funções que me são confiadas".

      Eliminar
  2. Um grande Amigo dos cabo-verdeanos e de Cabo Verde, sem qualquer demagogia. Conheci-o na Guiné onde me recebeu no Palàcio. Mais tarde, sabendo-me em Lisboa, esperando para seguir para Madagascar, convidou-me a bordo do barco de guerra que comandava, depois de ter de deixar o Ministério do Ultramar.
    Foi de grande ajuda para que o Conjunto dos irmãos Marques da Silva visitasse Dakar. Deu todas as facilidades para a excursão do Morgadim a Dakar e depois saida para o Senegal de onde nasceria o célebre Conjunto Cabo Verde com Luis Morais & C°.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.