terça-feira, 16 de janeiro de 2018

[3410] Uma preciosidade mindelense... ou duas: a Farmácia do Leão e a indicação de uma pesagem na balança da casa

Já tinha mostrado este cartãozinho noutro local e agora é a vez de o apresentar aqui. Era (e é) a farmácia da Rua de Lisboa (na altura, do Sr. Celso Leão), era a nossa farmácia. E foi dela que veio o cartão de 6x3cm (tamanho aproximado ao das imagens), resultado de uma pesagem de familiar em 7 de Dezembro de 1962 que deve ter custado para aí uns 5 tstom. É peça das mais estimadas do arquivo do Pd'B, porque augura algo que ainda está para vir, a parte tocante a dnhêr... Ó distino, ó dnhêr, cond é que bô ti ta bem, cond é que bô ti ta tchegá?

Repare-se no slogan "Organização [perdoe-se o erro do "s"] que deve preferir - Tudo para todos - Cabo Verde". E era de facto verdade. Nas casas desta organização havia quase tudo para todos.

Sobre a Farmácia do Leão na actualidade, ver AQUI (clique depois na seta do lado direito para ver mais duas imagens). Sobre o Sr. Celso Leão, ver AQUI


5 comentários:

  1. LEÃO !
    Eram feras no bom sentido. Lembro-me deles quando chegaram. Primeiro o Amadeu com o socio que regressou e depois do dia da chegada do Celso; por mero acaso ali estava. Deram uma lição de como tratar o cliente e de como cativar as crianças que so queriam comprar "na casa d'senhor alião".
    Eram dos que todos gostavam e mais ainda depois do casamento do Celso.
    Pelo que me toca lamento (lamentarei) não ter tido a sorte de reencontrar o Celso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Val não fala da balança. Cá para mim, algum dia pesou-se e nunca mais lá foi com medo do que a balança dizia de tanto ele comer sucrinhas, ahahahahaha

      Braça com 110 quilos,
      Djack

      Eliminar
  2. Djack, revi a farmácia e relembrei a simpática figura humana do senhor Celso Leão. Mas também, e principalmente, a pesagem do então menino "Djack de Cuptania". Sessenta e quatro quilos, mas era só musculatura juvenil naquele corpinho sempre pronto para "mufneza". Intriga-me como conseguiu o Djack guardar tanta coisa.

    ResponderEliminar
  3. ahahaha, não, não era o meu peso, nessa altura eu devia pesar bem menos, era de uma pessoa da minha família, lembra-te que lá em casa éramos quatro, o Djack, pai, mãe e... tia bisavó.

    Mas de facto guardava-se tudo que tinha ver com a nossa passagem por Cabo Verde. Nomeadamente a minha mãe recolhia o que surgia com paciência de arquivista. Eu, fazia o mesmo.

    Braça com casa cheia,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Ah, está certo, Djack, devias pesar algo menos, pois eras delgadinho, como eu era com a mesma idade. Mas vale pelo palpite.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.