quinta-feira, 14 de junho de 2018

[3801] O Pd'B, em quase pausa...

Nos últimos 30 dias (a engrenagem do blogue conta as 24 horas, os sete, os 30 e os 365 dias anteriores) tivemos, como sempre, uma frequência de visitas muito interessante. Claro que houve aquelas coisas estranhíssimas de que temos dado conta em ocasiões anteriores, como as presenças de russos (deste vez, por acaso, em queda). Mas as 112 visitas dos Emirados Árabes Unidos, são ainda mais espantosas. O que terão os árabes vindo aqui procurar? Mistério absoluto. Também as 911 visitas feitas a partir da Itália são algo de inusitado, embora tenhamos lá pelo menos dois visitantes nossos conhecidos que porém raras vezes colocam no Pd'B os seus comentários. De Cabo Verde, houve 525 visitas e se juntarmos Portugal com os EUA (onde há grandes colónias cabo-verdianas) vemos que foram quase 3000 aberturas do blogue.

Chegamos pois ao cerne da questão. Em 30 dias, temos este top 10 bem recheado de entradas e até faltam aqui mais alguns milhares, dos países que ficaram fora dele e que originaram menos visitas que as 42 da Espanha. Ou seja, o blogue é assaz procurado, visto e visitado. Pelo que temos de deduzir que os seus conteúdos são do interesse do público, não só cabo-verdiano e lusófono, como também das mais díspares origens.

Posto isto, qual é então o problema? É o da eterna falta de comentários. E sem comentários, excepto os de dois ou três empenhados militantes da causa, esta não funciona. O Pd'B tem capacidade e material em arquivo que dá para colocar entre 15 e 20 posts por dia, mas não vale a pena gastar energias para satisfazer a curiosidade daqueles que de modo egoísta não querem dar depois o seu contributo. Caso curioso, algumas pessoas têm oferecido colaborações mas entretanto nunca ou só pontualmente colocam comentários, embora os prometam. Isso, é claro não nos interessa, pois como já dissemos, temos fundos arquivísticos próprios para alimentar dia a dia este blogue com material de qualidade e temática variada. Documentação não nos falta, temo-la em quantidade industrial, fruto de mais de duas décadas de pesquisa. O que nos interessa MESMO é termos aqui um fórum de comentadores que amplie o conteúdo dos posts e estabeleça um lugar de conversação cabo-verdiana, útil e divertido. Mas como isso não sucede, "adeus que me vou embora". Aliás, o mesmo se passa com um dos melhores blogues de Cabo Verde (e são tão poucos), cujo título não citamos mas que todos os que frequentam o Pd'B conhecem.

Pelo que... O Pd'B vai abrandar e o seu administrador vai virar-se para outras actividades mais gratificantes que também têm Cabo Verde como pano de fundo (e não só), lhe dão tanto gozo como esta e têm estado quase paradas por via do tempo aqui ocupado. De modo que, só uma vez por outra voltaremos a este lugar, nos próximos tempos.

Entretanto, aceitamos nomes de pessoas que queiram fazer parte de uma bolsa de comentadores fixos do Pd'B - que aceitem surgir aqui com alguma frequência e sobretudo regularidade. Ao décimo comentador inscrito, reabriremos o blogue à normalidade e retomaremos a divulgação diária de posts.

Ordem alfabética dos comentadores inscritos, como é da praxe. Os números irão mudando, consoante as entradas. Esperemos pelos mnis, mnininhas e sports.

01 - Adriano Lima
02 - Artur Mendes
03 - Valdemar Pereira
04 - Zeca Soares
05 -
06 -
07 -
08 -
09 -
10 -


4 comentários:

  1. É uma pena, apesar de justa decisão. De facto pode ser compreensível, uma vez que para fazer qualquer comentário sobre algum tema torna necessário algum domínio da escrita e do assunto em questão. É só ver o que se passa no Facebook. Aqui neste blog, tem que se ter mais cuidado porque as exigências são outras.
    Se ainda há lugar, pode inscrever-me no nº 10.

    ResponderEliminar
  2. Por favor:

    Por favor:
    Acrescente o meu nome de crisma: Artur Mendes
    Ex aluno de D. Celeste de Escola Nova/ Doutorado em Ciência de Abuso pelo Liceu Gil Eanes / Ex militar da C. Caç de S. Vicente / Ex tripulante da escuna Ernestina....
    Actual: Fã do PB .

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos,

    A única exigência que há no Pd'B é a da amizade. Essa é que conta. O resto não interessa.

    E portanto já temos quatro mnis de Soncente que se comprometem a ser assíduos quando o blogue reabrir.

    Braça comentável,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Bem, escuso dizer da minha assiduidade, mas bem desejaria ver aqui mais alguns comentadores. O Djack sabe das várias e sucessivas tentativas que ao longo dos anos fiz para recrutar comentadores. Familiares, amigos, pessoas conhecidas, bati a muitas portas, mas em vão, apesar das promessas feitas de que iam aparecer. Mas, como o Djack diz, isto acontece com muitos blogues.

    ResponderEliminar