terça-feira, 30 de novembro de 2021

[5777] Pólo da Escola do Mar de São Vicente, em Santiago

Recebido no Pd'B, através do Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de São Miguel, ilha de Santiago

CMSM E ESCOLA DO MAR INAUGURAM O POLO DE SANTIAGO DA EMAR

Com vista a responder aos desafios traçados pelo Governo para a IX e X legislatura, relativamente à dinamização da Economia Azul e considerando que o mar representa 99% do nosso território e é um recurso estratégico para o desenvolvimento de Cabo Verde, é necessário promover uma mudança de paradigma em relação ao mar, e transformá-lo numa das principais âncoras do desenvolvimento, da diversificação e da especialização da economia cabo-verdiana, nas próximas décadas.

A Escola do Mar (EMAR) é um dos meios para concretização da estratégia do Governo no âmbito da implementação da Zona Económica Especial Marítima em São Vicente e, visa capitalizar a centralidade atlântica de Cabo Verde, tendo como objetivo principal o desenvolvimento e a implementação de ações de formação básica, modular e técnico profissional nos domínios do mar, da economia marítima e áreas afins.

Neste contexto, a EMAR definiu como prioridade a instalação de um Polo aqui na ilha de Santiago, concretamente em São Miguel, tendo sido instalada nas antigas acomodações do MDR, em Achada Pizara.

A Escola do Mar - Polo de Santiago irá contar com uma oferta formativa vocacionada para diversas áreas de formação profissional, entre as quais: transportes marítimos; portos e logística; pesca, aquacultura e indústria do pescado; reparação e construção naval; bunkering e serviços marítimos; recursos naturais e de origem marinha; turismo costeiro e marítimo; segurança e proteção marítima e manuseamento e conservação de pescado.

Assim, a Escola do Mar e a Câmara Municipal de São Miguel, realizam o ato de Inauguração do Polo de Santiago, amanhã, 01 de dezembro de 2021, pelas 12 horas, sendo a cerimónia presidida pelo Ministro do Mar, Dr. Paulo Veiga.


[5755] O grande comércio de São Vicente (ver anteriores)

A Ultramarina tambem não era de São Vicente, mas até tinha conservas cm a marca "Mindelo".



[5754] O grande comércio de São Vicente (ver anteriores)

Estes não são de São Vicente, mas tinham fortes ligações com o comércio local-


[5750] O grande comércio de São Vicente, em 1941 - 37 (ver anteriores)

E os Lopes & Madeira, sobretudo o Madeira (também meu vizinho), já sabemos que eram gente profissional a sério.

 


[5748] O grande comércio de São Vicente, em 1941 - 35 (ver anteriores)

A família Miranda, sempre na vanguarda. Mas o sujeito da tipografia comeu várias letras no anúncio. Se fosse eu, tinha protestado e não o pagava...

[5747] O grande comércio de São Vicente, em 1941 - 34 (ver anteriores)

A Margarida Dias da Silva e as manas vendiam o melhor que havia. Meias finas, era com elas.

[5746] O grande comércio de São Vicente, em 1941 - 33 (ver anteriores)

Os meus saudosos vizinhos da frente. Todos os dias eu acordava com o barulho das latas de água...

domingo, 21 de novembro de 2021

[5742] Roubos a bordo, feitos por ladrões "externos"...

De há uns tempos para cá, o proprietário do Pd'B não coloca posts aos domigos, dia em que trata de outros blogues que possui. Porém, hoje fazemos uma excepção, em função do comentário do amigo Adriano relativo a roubo feito num iate atracado na marina do Mindelo (post 5738).

Algures por 1963 ou 1964, o navio hidrográfico da Armada NRP 527 "Comandante Almeida Carvalho" estava atracado ao cais acostável do Porto Grande. O médico de bordo tinha pendurado o dólman ou camisa num cabide, no seu camarote ou na enfermaria - já não recordo exactamente onde, mas o que interessa para esta stóra é que a peça de roupa podia ser vista através da escotilha aberta da divisão onde se encontrava.

Vai daí, um mucim trivid que fingia estar a pescar junto ao navio meteu a cana de pesca pela escotilha, sacou a peça de roupa, retirou de lá a carteira do médico, voltou a colocar a peça de roupa no local de onde a retirara e raspou-se com o pertence do oficial. Embora não me recorde como a coisa se passou depois, lembro-me que o mucim foi apanhado e o médico recuperou a carteira.

O NRP "Comandante Almeida Carvalho" - Foto shipspotting.com


[5736] Publicidade na revista MasterMenu (CV) deste mês

Do que é que estão à espera, ó produtores deste néctar crioulo, para encherem os supermercados portugueses com ele? Eu serei o primeiro cmprador (e continuarei a comprá-lo, obviamente!). Venha de lá esse sumo de tambarina!

[5729] O grande comércio de São Vicente, em 1941 - 28 (ver anteriores)

Manuel Velosa, importantíssimo paraa o surgimento da "Claridade" ver AQUI, texto de Leão Lopes.