[6339] A "Rua de praia", no n.º especial do 5.º aniversário da revista cabo-verdiana "Turimagazine"

1.ª página da 2.ª parte do longo texto sobre a "Rua de praia" e a "Praia de Bote", cidade do Mindelo, ilha de São Vicente. A 3.ª parte, no número de Abril, versará a Torre de Belém/Capitania dos Portos, actual Museu do Mar e futuro Museu da Cidade.

terça-feira, 29 de março de 2022

[6330] D. Manuel II republicanizado... (ver post anterior)

Aqui, os selos eram cabo-verdianos, mas apresentavam a efígie do derradeiro monarca, pelo que o dito cujo D. Manuel II levou uma carimbadela republicana na cabeça de tal modo que até viu estrelas.



[6329] Mudanças, mudanças, novos tempos... (ver post seguinte)

Os selos faltaram em Cabo Verde e toca de os mandar vir de Timor, para colmatar a falha de estampilhas... O pior é que os selos timorenses ainda eram da época monárquica e houve que os carimbar com indicação republicana.

segunda-feira, 28 de março de 2022

[6327] Quando os reis da Bélgica passaram por S. Vicente de Cabo Verde, em 1929

O texto foi enviado à comunicação social pelo governador António Álvares Guedes Vaz, oficial de cavalaria, e reproduzido tal qual. Os monarcas eram Alberto I e sua esposa Isabel da Baviera. A notícia é do "Diário de Notícias" de New Bedford, EUA, de 1 de Outubro de 1929, pelo que os acontecimentos terão tido lugar em Setembro.

O governador Guedes Vaz, em farda colonial (branca) de oficial do Exército

 

domingo, 27 de março de 2022

[6317] Umbigada, talvez na Ribeira de Julião - neste caso, no dia de Santo António de 1942

Foto de autor desconhecido, talvez um militar expedicionário português - identificação apenas do dia, no verso da foto. Supomos que o local será a Ribeira de Julião, local óbvio desta tradição, embora evidentemente possa ser noutro.

sexta-feira, 25 de março de 2022