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Companhia armadora |
Canadiano, mas feito na Escócia, foi "Empress of Britain" mas também "Queen Anna", "Maria", "Carnivale", "Fiesta Marina", "Olympic" e "Topaz". Construído em 1955, a sua carreira teve início em 1956 e terminou em 2008.
Antes deste que escalou São Vicente, houve outros com o mesmo nome e pelo menos um com história trágica - Ver
AQUI (1906), AQUI (1931) e
AQUI (1956, o do envelope).
Dôstom, custou o selo do
souvenir da passagem do paquete pelo Porto Grande. Inaugurado em Julho do ano anterior, o cais acostável já estava funcional. Se o "Empress of Britain" ali atracou, isso não o sabemos. Veja-se
AQUI o seu interior, enquanto "Topaz".
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E, para terminar, a sigla em baixo à esquerda, quer dizer Clube Filatélico de Portugal. A ele se deve, afinal, estarmos hoje aqui a falar do "Empress" e do Porto Grande...
Já agora, só por curiosidade, neste mesmo dia em que o paquete chegou à baía do Mindelo, o astronauta John Glenn voltava da viagem que o tornou no primeiro americano a entrar em órbita da terra, na nave Friendship 7 STS-95 e que começara no dia anterior.
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Folheto de apresentação (exterior) |
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Folheto de apresentação (interior) |
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Souvenior do navio |
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Selo de bagagem |
Parece que sim. Veremos quando será possível voltar à forma antiga. É que não consigo nem nos outros blogues nem no meu. Parece que uma vez por outra isto acontece e os engenheiros de informática do Blogger acabam por resolver o problema. Por aqui estamos resolvidos; colocar nos outros é que ainda não é possível - a não ser que mudem as suas próprias definições relativamente a comentários.
ResponderEliminarEstes, estou a vê-los, perfeitamente...Agora vamos a ver se o meu fica invisivel, como se queixa o Val...
ResponderEliminarEntão o Val também está a ter problemas...
ResponderEliminarBem, com esta versão, pelo menos aqui consigo. No seu é que não. Esperemos que tudo se componha.
Ora mas tirando os problemas técnicos, o que interessa MESMO é comentar o post do "Empress of Britain". Ninguém por aqui assistiu à chegada do paquete?
ResponderEliminarBraça com gin tonic ou whisky,
Djack
Ora mas tirando os problemas técnicos, o que interessa MESMO é comentar o post do "Empress of Britain". Ninguém por aqui assistiu à chegada do paquete?
ResponderEliminarBraça com gin tonic ou whisky,
Djack
Eu ía jurar que o que esteve no Porto Grande foi o Empress of England e, se não estou enganado, como tinha um costado muito alto, atracou da parte de fora do cais acostavel...Eu estive a bordo e até hà muito pouco tempo conservei uma colher de plastico de cabo longo para agitar o Gin&Tonic, com o nome do paquete...
ResponderEliminarPode ter sido, acredito mesmo que sim. Em tempo meu de Mindelo (1962-1965), isso só aconteceu com o "Mauretania". O bicho era imenso e ficou do outro lado do cais acostável, virado para o Fortim.
ResponderEliminarBraça naval,
Djack
Quando vejo isso tudo fico cheio de "inveja". Lembro-me ainda dos barcos da Mala Real Britânica quando menininho. Depois eram os paquetes com a bandeira Potuguesa e um ou outro barco esrangeiro.
ResponderEliminarQuem teve sorte? Vocês meus amigos mais novos.
Venham mais noticias e material deste que me deixam embevecido. Até là... tcheu mantenha
Caro Val,
ResponderEliminarO mais interessante é que de um modo ou de outro Cabo Verde (sobretudo São Vicente) ficou associado /lembrado a estes paquetes, quase todos. Nem que seja através de um simples envelope de correio.
Braça com fumo de chaminé de paquete,
Djack
Pois é meu caro, era um gozo ir a bordo desses navios, ás vezes almoçar ou lanchar e até havia senhoras que íam aos cabeleireiros de bordo...Até tenho uma foto do Vino Fernandes, na sala de fumo de um desses hoteis fltuantes saboreando um "on-the-rocks" enquanto colunas de fumo se soltavam da sua cigarrilha Talvis...Era como uma viagem de horas a terra longe!
ResponderEliminarBraça com tchêr de bord'navio...
Zito