Confirmadas as datas das comemorações em Almada (Portugal) dos 70 anos do lançamento da 1.ª edição em livro de "Chiquinho", de Baltasar Lopes, talvez a obra mais conhecida de toda a literatura cabo-verdiana.
É sabido que os primeiros excertos conhecidos do romance saíram em Março de 1936, na revista "Claridade" n.º 1 (duas páginas e meia, sob o título "Bibia, excerto do romance inédito 'Chiquinho'") e depois no n.º 3, de Março de 1937 (três páginas, intituladas "Infância"), mas o livro só foi publicado em Outubro de 1947, em Lisboa.

Estamos portanto em condições de informar que as comemorações se desenrolarão entre 2 e 16 de Dezembro próximo, em Almada, em princípio no Forum Cultural Romeu Correia. Em ambos os dias haverá palestras relacionadas com Baltasar Lopes e a "Claridade", bem como uma exposição de 40 livros "claridosos" que decorrerá durante as duas semanas. Pormenores serão fornecidos, logo que possível.
Excelente notícia. Todos os cabo-verdianos têm de saudar o grande "cabo-verdiano" Joaquim Saial por esta grande iniciativa que se deve à sua incansável militância a favor da Cabo Verde, sobretudo da sua história e da sua cultura, de que tem sido um obreiro incansável.
ResponderEliminarO que interessa é chamar a atenção para a notável obra dele e a não menos importante dos seus "compadres" claridosos. Todos eles foram cabo-verdianos e portugueses e hoje são lusófonos. Logo...!
EliminarEspero ver-te em Dezembro, em Almada, no mesmo local onde juntos vimos e ouvimos a Nancy Vieira.
Braça d'ratchá osse... claridose,
Djack