Com o inigualável selo de garantia "Liceu Gil Eanes - 1.º ano, turma C, 1963-64"...
segunda-feira, 30 de setembro de 2019
domingo, 29 de setembro de 2019
sexta-feira, 27 de setembro de 2019
[4312] Convite (cabo-verdiano) para Lisboa
A Associação Caboverdeana de Lisboa (ACV) tem a honra e o prazer de o (a) convidar para a Sessão de Abertura da sua VIII Quinzena da Cultura Cabo-Verdiana em Lisboa, a partir das 18,30 h do próximo dia 04 de Outubro (sexta-feira), nas suas instalações sitas na Rua Duque de Palmela, nº 2, oitavo andar, ao Marquês de Pombal (Lisboa, Portugal), com as seguintes actividades:
1. Inauguração da Exposição de Pintura de Kiki Lima em celebração dos cinquenta anos da sua carreira como artística artista plástico e músico e com a presença do autor.
2. Inauguração da Feira do Livro Editado em Cabo Verde.
quinta-feira, 26 de setembro de 2019
terça-feira, 24 de setembro de 2019
[4303] Zeca Soares, desta vez fala-nos de uma actividade muito interessante da ilha de São Nicolau (e mostra-a)
Estas são imagens alusivas a uma tradição antiga na ilha de São Nicolau conhecido por "Virada".
Trata-se de cabras que vivem em estado selvagem e que periodicamente, duas vezes ao mês, são recolhidas pelos donos e depositadas num curral improvisado durante umas horas para se proceder à sua identificação sanitária, filhotes e contagem, e depois são largadas até a próxima recolha.
Reza a História que esta actividade tem a sua origem nos navegadores portugueses que de passagem pelas ilhas deixavam animais pelos campos, com intuito de se reproduzirem, para em viagens posteriores serem recolhidas para alimentação e "chacina". Isto, a propósito das cabras do post 4297 (clique no número).
domingo, 22 de setembro de 2019
quinta-feira, 19 de setembro de 2019
quarta-feira, 18 de setembro de 2019
[4298] Notícias do município de S. Miguel
No quadro da política da edilidade de envolver todos os sectores da sociedade no processo de desenvolvimento do município, a CMSM realiza a 21 de Setembro, o II Fórum da Cidade.
O evento é uma forma de juntar quadros, experts e sociedade civil, para se debater e aprofundar temas, projetos, comportamentos, acções que impactam no desenvolvimento do município.
A iniciativa visa contribuir para a promoção de um conjunto de realizações como, a troca de experiências, aprofundamento de relações institucionais, a promoção da cidadania activa, de modo a garantir a qualidade de vida das pessoas, um desenvolvimento humano inclusivo, sustentável, pensando nas gerações futuras. Pelo que, é necessário conjugar diversos factores, entre os quais, o capital humano, o capital social, o capital empresarial e o próprio meio ambiente.
O programa iniciar-se-á pelas 9h30 e terminará por volta das 16h00.
[4295] Foi em Brooklin... Madonna cantou Cesária Évora no primeiro concerto da digressão
O título da notícia não é exacto... O que Madonna cantou não foi Cesária Évora (nem letra nem música são da autoria da diva mindelense), mas sim a canção cantada e recantada pela Cize. De qualquer modo, é mais uma vitória da música de Cabo Verde. Vivam, portanto, Cize e Madonna!
terça-feira, 17 de setembro de 2019
segunda-feira, 16 de setembro de 2019
[4290] Depois do primeiro estudo sobre arte pública escultórica de Cabo Verde, o primeiro também sobre Vila Viçosa
Aqui ficam as três páginas iniciais (de 18) deste estudo de Joaquim Saial, saído anteontem no n.º 26 (anual) na Revista de Cultura Callipole de Vila Viçosa.
[4289] Cabo Verde acarinha a morna
Ver AQUI
Cartaz do blogue Praia de Bote sobre foto de autor desconhecido. Pela nossa parte, pode ser copiado 100.0000.000 de vezes. |
sexta-feira, 13 de setembro de 2019
segunda-feira, 9 de setembro de 2019
[4286] Os três primeiros navios que atracaram no cais acostável de S. Vicente
sábado, 7 de setembro de 2019
[4285] No I centenário de nascimento do escritor Henrique Teixeira de Sousa
Cumpriu-se ontem, 6 de Setembro, o I centenário do nascimento do escritor foguense Henrique Teixeira de Sousa.
O Pd'B já dedicou diversos posts a esta figura tutelar das letras cabo-verdianas (logo, do espaço lusíada) que muito estimamos. Hoje, apenas aqui se relembra a data e se revela pela primeira vez uma das suas últimas fotos.
Comemorações são sempre bem-vindas mas o que interessa MESMO é ler a obra do grande autor das ilhas. É sabido que o fim último de um autor é o leitor. Por isso, regressemos ao seu derradeiro livro.
O Pd'B já dedicou diversos posts a esta figura tutelar das letras cabo-verdianas (logo, do espaço lusíada) que muito estimamos. Hoje, apenas aqui se relembra a data e se revela pela primeira vez uma das suas últimas fotos.
Comemorações são sempre bem-vindas mas o que interessa MESMO é ler a obra do grande autor das ilhas. É sabido que o fim último de um autor é o leitor. Por isso, regressemos ao seu derradeiro livro.
Subscrever:
Mensagens (Atom)