quinta-feira, 17 de março de 2011

[0046] O Dr. Regala, a Praceta (ou Praça) do Regala, a Casa do Leão e um casal na Praceta do Regala

(clique na imagem)
O Dr. Francisco Augusto Regala (natural de Aveiro e falecido em 1937), médico ilustre e extremoso amigo de S. Vicente e do seu povo, não requer grandes apresentações. O interessante e esclarecedor texto de Francisco Lopes da Silva poderá no entanto avivar algumas memórias e dar a conhecer aos distraídos (ou mais novos) a vida e obra desse português  que amou a terra e gentes cabo-verdianas como poucos. Um outro texto da autoria do PRAIA DE BOTE também poderá ser caminho para o mesmo efeito.

Não se trata portanto de refazer a sua biografia mas tão só de relembrar a famosa Praceta onde repousa o busto de bronze erigido por subscrição pública lançada por comissão presidida por um ainda jovem Baltasar Lopes (da autoria de R. de Castro e datado de 1941, como o PRAIA DE BOTE teve ocasião de registar in loco, há cerca de uma década, e fotografado em imagens infelizmente desaparecidas).

No confluência da estrada que dá para o hospital, o sítio era ameno e frondoso, servido por banquinhos que convidavam ao sossego e à meditação. Hoje descaracterizado, ficou a sua traça inicial viva em algumas fotografias que aqui deixamos como homenagem ao homem que tantas vidas mindelenses salvou.

(clique na imagem)
Comecemos por um excelente postal editado pela Casa do Leão, cuja impressão foi feita em Francforte,  Alemanha, na casa Fritz Brieke Söhne (Filhos de Fritz Brieke ou coisa parecida), especializada em postais ilustrados. A foto do verso, sendo a n.º 23, indica que a Casa do Leão pelos menos editou mais de duas dezenas de vistas do Mindelo nesta altura (conhecemos os versos 3, 10 e 23, embora não saibamos a quais imagens correspondem; temos algumas do mesmo conjunto, do Porto Grande e da Praça Nova, que a seu tempo divulgaremos).

(clique na imagem)
A fotografia é de grande qualidade, em termos de enquadramento e nitidez, e regista para sempre o restaurante Mindelo, para além da entrada da actual Rua Guerra Mendes. O busto do facultativo, sobre coluna torsa bem lançada, presidia à praça, de pavimento quadriculado e quatro bancos de pedra ou cimento, parentes dos que durante décadas também serviram a Praça Estrela.

Narciso João Neves da Silva e esposa
A foto seguinte, eventualmente de um tempo próximo da que já vimos, está datada de 29.Março.1963 e mostra um casal especial para o PRAIA DE BOTE, cujo elemento masculino foi um dos patrões-mores mais estimados do Porto Grande, como ainda hoje muitos dos seus antigos subordinados (em boa parte felizmente vivos) podem testemunhar.

Assim se juntam então aqui dois militares, um coronel do Exército e um sargento da Armada, de épocas distintas, que embora sendo na origem elementos da administração colonial souberam sentir a terra mindelense como poucos e nela deixaram saudades. Um mais que outro, obviamente, ressalvando as devidas proporções dos cargos e das contingências da vida que a Regala deram a mais que merecida imortalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.