(clique na imagem) |
O Dr. Francisco Augusto Regala (natural de Aveiro e falecido em 1937), médico ilustre e extremoso amigo de S. Vicente e do seu povo, não requer grandes apresentações. O interessante e esclarecedor texto de Francisco Lopes da Silva poderá no entanto avivar algumas memórias e dar a conhecer aos distraídos (ou mais novos) a vida e obra desse português que amou a terra e gentes cabo-verdianas como poucos. Um outro texto da autoria do PRAIA DE BOTE também poderá ser caminho para o mesmo efeito.
Não se trata portanto de refazer a sua biografia mas tão só de relembrar a famosa Praceta onde repousa o busto de bronze erigido por subscrição pública lançada por comissão presidida por um ainda jovem Baltasar Lopes (da autoria de R. de Castro e datado de 1941, como o PRAIA DE BOTE teve ocasião de registar in loco, há cerca de uma década, e fotografado em imagens infelizmente desaparecidas).
No confluência da estrada que dá para o hospital, o sítio era ameno e frondoso, servido por banquinhos que convidavam ao sossego e à meditação. Hoje descaracterizado, ficou a sua traça inicial viva em algumas fotografias que aqui deixamos como homenagem ao homem que tantas vidas mindelenses salvou.
(clique na imagem) |
(clique na imagem) |
Narciso João Neves da Silva e esposa |
Assim se juntam então aqui dois militares, um coronel do Exército e um sargento da Armada, de épocas distintas, que embora sendo na origem elementos da administração colonial souberam sentir a terra mindelense como poucos e nela deixaram saudades. Um mais que outro, obviamente, ressalvando as devidas proporções dos cargos e das contingências da vida que a Regala deram a mais que merecida imortalidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.