segunda-feira, 24 de setembro de 2012

[0251] CONCURSO 12


Após as grandiosas comemorações do 250.º post do PRAIA DE BOTE (2500 foguetes atirados para os céus do Porto Grande e 25 horas de sirenes de navios a tocar na baía), impunha-se um concurso, neste caso o 12.º de série. Para o efeito voltamos à escola cujo escudo já aqui foi exibido à sagacidade dos nossos leitores. Hoje é a própria escola, toda ela, paredes, soalho, telhado, janelas e portas, a entrar em cena.

Pergunta: como se chamava este estabelecimento de ensino?

Ajuda: de facto, era (e ainda é, pois há coisas que nunca mudam) lindo...

Foto Joaquim Saial

13 comentários:

  1. Construida lá pelos anos 40 do século passado pelo então administrador Mota Carmo.Creio que nunca soube que tinha nome, ainda por cima, de algo que ainda é lindo e já o era, na altura do baptismo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui o escriba, como já foi dito noutra ocasião, fez lá o seu exame da 4.ª classe. Apenas!... E foi por via do mesmo e subsequente resultado que o dito cujo ficou a saber o nome do estabelecimento - que o tinha, de facto e "bonito"... havia a Escola Camões, na Pracinha da Igreja, a da Rua de Coco, a da Rua do Sol (estas duas, as que o escriba frequentou nesse ano de 62-63; em nenhuma delas se podia fazer a avaliação final) e talvez mais alguma que a memória não recorda.

      Braça com abecedário e tabuada...
      Djack

      Eliminar
    2. A da Rua do Sol situava-se no Lombo, zona de má fama...
      Mas com uma professora de alta categoria, D. Mariazinha Brito (de Santo Antão) que ainda está viva e que ainda visito, pois mora a cerca de 500 metros da minha casa.

      Braça com palmatória,
      Djack

      Eliminar
  2. Nova ajuda:

    Digamos que o homem era formoso mas que não se tratava do Rei Fernando, o da também bela Leonor...

    ResponderEliminar
  3. Não me candidato ao Concurso mas regozijo-me de ver no Praia e Bote mais uma das nossas (poucas) preciosidades. Espero que não seja presa dos daninhos.
    Venham os candidatos ao prémio.
    Um braça
    V/

    ResponderEliminar
  4. Ainda mais uma ajuda:

    Não apreciava donos de gente mas gostou de Estar Novo.

    ResponderEliminar
  5. A Escola mais linda do MIndelo, Escola Nova, assim conhecida. Fiz la o meu exame de 4a.classe da instruçao primaria, tendo como componentes do juri, Sr. Amaral,D. Angelica e D. Olga.
    Bom dia para todos.

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo, obrigado pela sua resposta. Mas "Escola Nova" ou "Escola de Praça Nova" são apenas nominhas carinhosos, não o oficial. O nome oficial tem duas palavras (mais uma ajuda) e quando eu o revelar, há mais uma coisa interessante que se recordará e da qual só conheço parte. Espero que me ajude nessa altura.

    Braça,
    Djack

    ResponderEliminar
  7. Mais uma coisa... Acho que este anónimo ou anónima está em ÓPTIMAS condições para saber qual era a designação oficial da escola... acho, isto é, tenho quase a certeza...

    ResponderEliminar
  8. Eu a conheço como Escola Nova que fica perto do Ex-quartel militae. Um abraço Fernando

    ResponderEliminar
  9. "Escola Nova" é nominha...
    Bsot lê c'cuidóde nhas pista!!!

    ResponderEliminar
  10. Já dei várias pistas, meus amigos. Leiam as pistas todas com atenção. Não gostava de donos de gente... mas gostou do Estado Novo... era bonito, tinha duas palavras no nome... já agora, gostava de âncoras...

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.