quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

[0333] Hoje, dia especial para o administrador do PRAIA DE BOTE

Hoje, o administrador do PRAIA DE BOTE será um pouco mais cabo-verdiano do que já era. A edilidade da Ribeira Grande de Santiago (dita Cidade Velha, na ilha de Santiago) teve a generosidade de tornar este português alentejano caldeado de mindelense filho da sua histórica urbe, berço da Nação cabo-verdiana. O simpático gesto supera de longe o modesto contributo oferecido pelo homenageado ao burgo matriz das ilhas da morabeza. Mas assim foi decidido. Deste modo, só lhe resta agradecer a concessão do título com a maior humildade, alegria e a promessa de tudo fazer para honrar condignamente a partir de agora tão significativo galardão.

NOTA DE IMPRENSA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO, ONDE SE FALA DO ASSUNTO ACIMA CITADO

Dia do Município

Convocada pela Assembleia Municipal de Ribeira Grande de Santiago realiza-se quinta-feira, 31 de Janeiro, às 10h00, no Convento de S. Francisco, a sessão solene do Dia do Município, com a presença do Senhor Primeiro-Ministro, Dr. José Maria Neves, representando o Governo de Cabo Verde. Encerram-se, deste modo, as celebrações das grandes festividades em honra de Nhu Santu Nomi di Jesus que, este ano, se desdobraram por múltiplas atividades que deram vida e dimensão a Cidade Velha.


Logo após a sessão solene presidida pelo Dr. Domingos Veiga Mendes, Presidente da Assembleia Municipal, decorre a assinatura dos protocolos de colaboração entre a ASPPEC-CV, Associação para a Promoção do Património Educacional – CV, e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago além do protocolo de geminação entre as cidades de S. Filipe do Fogo e Cidade Velha. Com esta geminação, Cidade Velha tem atualmente dez irmãs: Guimarães, Lagos, Odivelas, Golegã, Trancoso (Portugal), Ribeira Grande de S. Miguel (Açores), Gorée (Senegal), Praia e S. Filipe (Cabo Verde) e ainda Lobata (S. Tomé e Príncipe). A geminação com Ilha de Moçambique, também prevista para esta data, foi adiada, por motivos técnicos de última hora, para meados de Março.


Com a assinatura destes acordos, o acto encerra com a habitual distribuição e entrega dos diplomas de Cidadãos Honorários que, este ano, contempla sete distintas personalidades: Dr. Luís Pires, Presidente da Câmara Municipal de S. Filipe do Fogo, Senhor Alfredo A. Matata, Presidente da Comissão Municipal da Ilha de Moçambique, Jacinto Santos e Dr. Felisberto Vieira, antigos Presidentes da Câmara Municipal da Praia, João Pires e Dr. Joaquim Saial, cidadãos a quem Cidade Velha muito deve. Dado que tanto o Presidente da Comissão Municipal de Ilha de Moçambique como o Prof. Dr. Joaquim Saial só de deslocam, em princípio, em Março próximo ao Berço da Nação cabo-verdiana, apenas nessa data lhes será outorgado o referido diploma agora atribuído.


Gabinete de Cooperação, Informação e Comunicação da CMRGS, 30 de Janeiro de 2013
 

7 comentários:

  1. Felicitações por esta merecida Honra. So lamento a Municipalidade de S.Vicente não ter sido a primeira a proceder a este gesto pela simples razão de o menino ser da Praia de Bote.
    Bem, vamos dizer que a Cidade Velha honra Praia de Bote.
    Longa Vida! Que desfilem muitos butins engalonados e que todos os vaporins do Porto Grande toquem as suas sirenas em unissono como quando faz em cada fim do ano ou para com a gente meritôria.
    Braça tamonhe de nôs Terra.

    ResponderEliminar
  2. Se existe uma inveja saudável aproveito este ensejo par me confessar o maior dos invejosos e o mais orgulhoso dos bloguistas que "sentem" (logo...existem!) Cabo Verde e amam o Mindelo, como símbolo maior da "nossa" terra! Parafraseando o Val, "UM BRAÇA MÁS GRANDE QUI NÔS TERRA!"

    ResponderEliminar
  3. Amigo Joaquim Saial,
    Vai daqui um grande abraço de parabéns pela honra da distinção! Em Março, depois do diploma recebido na Ribeira Grande, ele vai ter de ser baptizado na SonCent, na Praia de Bote e no Botequim Boca de Tubarão. A primeira rodada pago eu. Com quantos posso contar? EU!

    ResponderEliminar
  4. Joaquim, só agora pude ler isto. Calcule a grande satisfação com que lhe envio um fortíssimo abraço de felicitações. Nada mais merecido. Faço minhas as palavras do Val (já vai sendo um hábito), esperando que o nosso Mindelo proceda de igual forma, porventura com mais razões para o fazer.

    ResponderEliminar
  5. Um grande abraço para os amigos que aqui me felicitaram e aos muitos mais que o fizeram por correio electrónico. É óbvio que distinções destas nos sabem bem mas também nos prendem à obrigação de as tornarmos merecidas. Ou seja, é preciso continuar. E relativamente a Cabo Verde é fácil, dada a beleza do local (só discordará quem não o conhecer) e a simpatia das suas gentes.

    Ah! E todos os que passam regularmente pela PRAIA DE BOTE, cada um à sua maneira, têm feito mais ou menos o mesmo que eu. Isto é, todos nos podemos colocar debaixo do guarda-chuva desse galardão.

    Braça de amizade,
    Djack

    ResponderEliminar
  6. Parabens Saial
    Bem merecido.
    José F Lopes

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, grande Joaquim, pelo abraço. Fico satisfeito por terem reconhecido o teu trabalho em prol de Cabo Verde. O diploma é bem merecido.Quando fores leva um abraço meu a todos com muita saudade. Fernando

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.