sábado, 9 de fevereiro de 2013

[0344] Outro Carnaval, há quase meio século

VEJA  O POST ANTERIOR SOBRE A REGIONALIZAÇÃO EM CABO VERDE

As fotos são do desfile de Carnaval de 11 de Fevereiro de 1964, feitas pelo pai do administrador do PB. Já foram mostradas noutras ocasiões, mas fica sempre bem vê-las nesta época. Passa-se a coisa na Praça Nova, junto à casa do saudoso Dr. Aníbal (a qual se vê do outro lado da rua). Era um Carnaval muito cabo-verdiano, com laivos de Brasil. Agora, passou a ser um Carnaval muito brasileiro, com laivos de Cabo Verde, com os cânticos a serem abafados pelo som do pandeiro e dos tambores. Bem dizia a Cesária que o Mindelo é um "brasilim", no disco "Café Atlântico", em música de Pedro Rodrigues chamada "Carnaval de São Vicente"...

O bloco dos mosqueteiros é o "Flor Azul". O outro bloco, com indianos de turbante, os nossos leitores sãovicentinos que o identifiquem melhor mas parece-nos que é o Amarante.

Bom Carnaval para todos e não gastem muita farinha que a vida está cara. 

Fotografia do Arquivo Joaquim Saial

Fotografia do Arquivo Joaquim Saial

2 comentários:

  1. Obrigado, Joaquim, por estas imagens desenterradas do seu precioso arquivo. Recordar é viver. Hoje, as festas carnavalescas chegaram também a outras ilhas, como era de esperar, graças ao progresso social e à maior difusão e partilha da informação. É extraordinário como as pessoas fazem prodígios de imaginação para superar os custos materiais dos artefactos e fantasias, por vezes inventando do nada. Diria então que o Carnaval é também uma ocasião para para pôr em evidência o espírito de cooperação e companheirismo.

    ResponderEliminar
  2. Era o tempoo das guerras da "farinha de trigo" na Praça-Nova quando, como muito bem diz o Djack, o Carnaval Brasileiro era mais Entrudo Mindelense!

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.