sexta-feira, 31 de maio de 2013

[0472] Homenagem a Jorge Barbosa, na freguesia da Cova da Piedade e em Almada (Portugal), a 15 de Junho


O blogue PRAIA DE BOTE tem o grato prazer de convidar os cabo-verdianos residentes em Portugal e todos aqueles que gostam de Cabo Verde e da poesia em geral, para a homenagem que vai ser feita ao grande vate das ilhas. Mais notícias irão sendo fornecidas sobre o tema, sempre que oportuno.

VIAGENS

Lembro as viagens que fazia nos paquetes da Blue Star
quando escalavam o porto da ilha de S. Vicente.
Eram viagens que não passavam nunca do cais
mas punham um alvoroço bem grande no meu coração.

Ora seguia rumo à Europa,
Hamburgo, Paris, Londres...
Ora para Cuba, México, Argentina...

Mas para o Rio de Janeiro é que ia sempre de preferência.

Era à tarde quando ia passear para o cais
(todas as partidas deviam ser pela tarde
porque depressa se apaga dos olhos a terra que ficou atrás).
O bote estava mesmo encostado à escada para me levar
e eu começava a descer o primeiro degrau...

Mas retrocedia logo porque então me lembrava
de que no dia seguinte tinha que pôr a assinatura
no livro do ponto da repartição.

Foi afinal o livro do ponto
onde todos os dias deixava melancolicamente
a minha assinatura e a minha renúncia,
que fez com que todas as minhas viagens
nunca passassem do cais da ilha de S. Vicente...

1 comentário:

  1. Agradeço a notícia sobre esta justíssima homenagem a um grande poeta da terra cabo-verdiana.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.