domingo, 30 de junho de 2013

[0491] HOMENAGEM EM ROTERDÃO AO CLARINETISTA DJOSINHA DE BERNARDA - Texto do nosso colaborador Luiz Silva


    «Oh Rei! Não dê o visto para a Pasargada àquele que não pôs as mãos na construção do Templo.»
    (Osvaldo Alcântara, heterónimo poético de Baltasar Lopes)

Luiz Silva
Djosinha de Bernarda, menino do Monte Sossego, ali nasceu a 9 de Maio de 1940. Naquele tempo o Monte Sossego estava separado da cidade por uma enorme chã, sem iluminação, com dois cemitérios  (inglês e americano) e um “esteirado” para cricket no meio da chã. Uma grande parte da história de São Vicente perdeu-se com a eliminação dos dois cemitérios, onde foram edificadas casas sobre os sepulcros  de  figuras importantes da construção económica e cultural da  cidade do Mindelo. O medo da noite e dos gongons também deixou as suas estórias no caminho de Monte Sossego,  lembradas nas coladeras do Manuel d’Novas e Frank Cavaquim.  Monte Sossego teve também excelentes atletas que marcaram o desporto Mindelense, mas também cantores e compositores de mornas que davam um colorido musical aos fins de semana. Uma das mais lindas mornas dedicada a uma menininha de Monte Sossego, interpretada por Bana, conheceu o mundo. Trata-se da morna "Lutchinha" da autoria de Albano de Wilson, actualmente a residir no Rio de Janeiro, morna essa dedicada à sua mulher. Havia muita dignidade no relacionamento das pessoas e uma certa nobreza herdada da convivência diária  com os ingleses no desporto e nas companhias de carvão, que também formaram grandes quadros técnicos em sectores de máquinas e outros ofícios. Este é o retrato de Monte Sossego daquele tempo, antes que alguns apostólos da nossa emigração descobrissem o «caminho marítimo» para Holanda, onde Djosinha de Bernarda viria a desempenhar um papel importante. 

Luís Morais no saxofone, João Morais na bateria e Djosinhano clarinete

Orfão aos seis anos de idade, a madrinha de Djosinha, Nha Bernarda, conhecida figura do Pelourinho de Verdura, acolheu o afilhado, a quem deu uma extremosa educação e tratou com muita amizade e carinho maternais. A função de compadre ou comadre era na época tomada com muita responsabilidade e, em caso de perda dos pais, eram os padrinhos que assumiam, com dignidade, a educação do afilhado. Djosinha passa assim do Monte Sossego para Ribeira Bote, onde fez a escola primária, aprendeu carpintaria e estudou música (bateria e clarinete) no Conservatório do Mindelo, com o professor José Alves Reis. Mas foi  o cinema que lhe transmitiu o gosto das viagens e aventuras pelo Mundo, fazendo-o sonhar com novos mundos e novas civilizações, onde o homem não seria julgado pela sua cor ou classe social, mas sim pelo seu talento. A morte dos cinemas de Mindelo (Eden Park e Miramar) foi uma ferida aberta no seu peito que nunca se cicatrizou.

Manuel de Novas, Djosinha e Luís Morais

Muito cedo começou a ganhar a vida como carpinteiro e nos fins de semana dedicava-se à música ao lado do grande músico Luis Morais, seu amigo-irmão de infância no Monte Sossego e, mais tarde, em casa de Nha Bernarda. Participava também nos grupos sociais e carnavalescos (como o Lombiano) e jogava futebol no Mindelense, seu club de coração, que sempre ajudou da diáspora, pagando  religosamente as suas quotas bem como fornecendo material desportivo.

Djosinha e a equipa de reservas do Mindelense (primeiro em baixo, à esquerda)

Quando um grupo de marinheiros do Porto Grande resolveu lançar um desafio político à potência colonial, através da emigração para Holanda, para se opôr ao caminho de São Tomé, a madrinha, Nha Bernarda, decidiu em 1962 financiar a sua viagem para a Holanda. Deixava atrás o ambiente festivo e turbulesco do Mindelo, com as suas festas e bailes de fim de semana, as célebres discusões de futebol e outras coisas da Praça Estrela. 

Com o Grupo Recreativo Lombiano (em cima, segundo, a contar da direita)

Depois de dois ou três anos na marinha mercante holandesa,  percorrendo o mundo  e em contacto diário com culturas e civilizações  diferentes que, dia a dia, muito enriqueceram a sua caboverdianidade, Djosinha interessou-se de novo pela música, estudando os novos compositores latino-americanos. Viajou pelo Brasil, onde frequentou vários cursos de formação profissional e instalou-se finalmente em Roterdão com um projecto de solidariedade no intuito de apoiar a emigração para a Holanda de amigos e familiares. É nesta persectiva que ele faz vir de Dakar Luís Morais e alguns dos seus companheiros sem, no entanto, ainda sonhar com a criação do conjunto “A Voz de Cabo Verde”.

Roterdão recebia diariamente emigrantes cabo-verdianos de todas as ilhas e de todas as comunicdades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo. E é neste aspecto  que os emigrantes mindelenses na Holanda, com os seus hotéis e conhecimentos do mundo, do mar e dos portos e com as suas caixas de solidariedade (que  quotizavam para casos de doença ou ajudavam os recém chegados, sem distinção de ilha ou região),  tiveram um papel fundamental na criação das estruturas para servir a emigração nesse país, bem como na transformação social, económica e cultural de Cabo Verde. Em nenhuma ilha, em nenhum vale ou ribeira de todas as ilhas, de Santo Antão à Brava, é possivel ignorar-se a presença da emigração cabo-verdiana para a Holanda.

A ida para a Holanda, a partir dos princípios dos anos sessenta, de grandes músicos e desportistas fez também ali aparecer grupos musicais e equipas desportivas. Djosinha de Bernarda estava em tudo, como antigo jogador de futebol do Club Sportivo Mindelense e como músico reconhecido na praça. O primeiro disco long-play de música cabo-verdiana teve como título “Os Cabo-Verdianos na Holanda” e foi editado pela Casa Silva, que mais tarde se transformou em Morabeza Records. Djosonha também participou na formação do Conjunto A Voz de Cabo Verde, tanto a nível musical como financeiro, mas as responsabilidades familiares impediram-no de prosseguir uma carreira musical profissional.

Além disso, contribuiu para a formação do movimento associativo em Roterdão com destaque para as actividades culturais, onde esteve sempre activo e de forma benévola. E quando ia de férias a Cabo Verde era o grande animador das noites cabo-verdianas no bar Calypso, pertencente a Ofélia Ramos, e um dinâmico impulsionador do futebol no Club Sportivo Mindelense. Dizia-me sentir-se frustrado por não ter participado no disco “Mindelense! Mindelense!”, editado em  Paris pelos desportistas mindelenses em França. O mesmo disse um outro grande Mindelense, Bana.

Após a Independência, quis fixar-se com a família em Cabo Verde. Mas o regresso prepara-se a longo prazo e em consertação com a família. Por outro lado, a Nação tem de ter uma política de reintegração dos seus emigrantes o que ainda hoje está por fazer. Não poderia assegurar a educação dos filhos e a experiência de uma vivência num país democrático como a Holanda entrava em choque com o sistema de partido único. Para além disso, existia e existe ainda uma corrente de opinião anti-emigrante na pequena burguesia e, em especial, no seio dos funcionários públicos que afasta o emigrante da sua terra.

Via com uma certa frustração o declínio da cidade do Porto Grande ao nível económico e cultural devido  ao egoísmo e ao silêncio comprometido dos nossos políticos e intelectuais, que só se preocupam com o seu bem estar, ignorando totalmente as aspirações do povo que tanto apostou nas lutas pela Independência e democracia. E, por isso, cedo aderiu à UCID e ao movimento para a Regionalização, na esperança de trazer um novo renascimento económico e cultural para  Cabo Verde e, em especial, para Mindelo e o seu Porto Grande.

É que os emigrantes, na sua maioria originários do mundo rural, consideram indispensável uma política coerente de investimentos que possibilite ao sector primário uma progressiva adaptação aos condicionalismos impostos pelo crescimento industrial. Em que medida se deve considerar válido o contributo dos emigrantes, vindos do meio rural, no desenvolvimento regional para a integração dos rurais (emigrantes) nas respectivas? Quais os meios a serem utilizados e como os utilizar? Ao proporem o desenvolvimento harmónico de Cabo Verde como objectivo a ter em vista nas áreas deprimidas ou ignoradas do país, os emigrantes  associam-se imediatamente à ideia de Regionalização.  Pôr termo, através  de uma nova política económica e cultural  para o sector primário, ao despovoamento de certas zonas rurais, principalmente das ilhas agrícolas de onde partem os emigrantes (Santiago, Santo Antão, São Nicolau  e Fogo), vítimas do centralismo do Estado, constitui um dos  fundamentos da nossa luta para uma Regionalização humana e solidária.

Outra questão inquietante: como continuar Cabo Verde na emigração se não existe um projecto cultural para as diásporas cabo-verdianas dispersas pelo mundo? Será que não corremos o perigo de sermos assimilados e desparecer como Nação no mundo? Isto tem sido uma exigência em reuniôes e congressos dos emigrantes, mas infelizmente este sonho maior do emigrante continua por se realizar. Como diz Paulino Vieira, a tocatina não nos leva a nenhum lugar e por isso precisamos de uma política cultural para a emigração, graças ao ensino as línguas dos países da nossa emigração nos liceus e escolas técnicas, de centros culturais dos países de emigração nas várias ilhas de onde partem os emigrantes. Mas também necessitamos de centros culturais cabo-verdianos na diáspora, dirigidos por pessoas nomeadas por mérito e de formação de quadros para o movimento associativo que ultrapasse os limites da nossa solidariedade humana, imbuída  de novas práticas de associativismo baseadas na cultura e no desenvolvimento econónico de Cabo Verde.

Mas embora militante  da  UCID na clandestinidade, Djosinha regressava à terra de dois em dois anos com o seu clarinete para animar as noites cabo-verdianas, as festas de amigos e até os enterros, sempre de forma benévola, mas também para abraçar os velhos amigos da Praça Estrela e do Mindelense.

Há mais de dez anos foi vítima de um primeiro ataque cardíaco e o médico recomendara-lhe que o consultasse anualmente. Recuperado, retomou a sua participação nas noites culturais e esteve sempre presente nos enterros na Holanda e mesmo em França. Sentiu profundamente a morte de Luis Morais. A mulher e os amigos nunca o informaram da morte de Manuel d’Novas, seu amigo e companheiro no Lombiano e nas noites cabo-verdianas na diáspora e em Cabo Verde.

Nos últimos tempos levava uma vida muito sã na companhia da mulher, Maria Alina, e dos filhos.  À noite frequentava a Casa Racionlista Cristã, presidida por Vitorino Chantre, figura importante da diáspora mindelense em Roterdão que, para além de professor de várias gerações da diáspora cabo-verdiana nessa cidade, tem sabido prodigar conselhos valerosos aos nossos emigrantes.

Em tempos, muito longe de imaginar a sua morte, um grupo de amigos criou uma comissão para lhe prestar uma justa homenagem em Roterdão e Paris. Mas veio a ser supreendido por um novo ataque cardíaco que revelou que a sua saúde estava bastante debilitada e que se houvesse mais uma outra crise cardíaca não escaparia da lei da morte. E foi o que aconteceu no dia  28 de Outubro de 2012, numa tarde de sol outonal em sua casa em Roterdão.

Organizadores da homenagem a Djosinha em Roterdão

Homem de duas pátrias, Cabo Verde e Holanda e como  racionalista cristão, nunca se preocupou com o lugar onde devia ser depositado o seu corpo após a morte. Para muitos amigos ele merecia um enterro nacional, não só como figura da cultura cabo-verdiana,  mas também como militante da emigração para a Holanda, tendo marcado a história de Cabo Verde em todas as suas lutas. Assim, foi uma decisão da família realizar o seu enterro em Roterdão, onde viveu quase cinquenta anos, deixando o seu nome marcado na história da comunidade cabo-verdiana de Roterdão.

Após o enterro, um grupo  constituído por Pedro Soares, Gilberto Andrade, Constantino Delgado, Sérgio Barros,  Gregório (Tchogoy), Marciano Teixeira (Dindim), João Morais, Calu de Monte Sossego, Zenaida Soares e Rolanda Correia constituiu  uma comissão organizadora  para se homenagear o amigo e o homem de cultura Djosinha de Bernarda, homenagem essa que teve lugar nos dias 9 de Maio (dia do seu aniversário) e 11 de Maio de 2013 em Roterdão. No acto muito concorrido, estiveram presentes amigos vindos de Portugal, Estados Unidos, França, Suécia e de outros países da Europa.  Nessa ocasião, na qualidade de amigo e compadre apresentei a sua biografia e Vitorino Chantre, representante do Centro Redentor do Brasil na Europa e amigo pessoal de Djosinha e familia, dissertou sobre o tema da amizade. Testemunharam também Orlando Medina e Baltasar Barros, vindos dos Estados Unidos, Quintino, vindo de Portugal, Xala Almeida, exímio do cavaquim e das noites cabo-verdianas, vindo da Suécia, e amigos residentes em Roterdão, como Pedro Soares (Piduca), Maguy Figueira, entre outros. A parte musical foi muito participativa  com destaque para os cantores Nhô Balta, Jacqueline Fortes,  Xala, Luís Fortes,  Silvestre da Cruz, São Matos, Nelo do Fogo, Arlinda e Dudu, acompanhados por Xala, Zézinho, Quiqui (prodígio  do violino e da trompete), António Violão e João Morais.

Uma frase de grande profundidade marcou os presentes: cada um deve viver de forma a merecer um grande enterro,  seguido de uma   justa homenagem. É que a morte de um emigrante  interroga-nos profundamente sobre a nossa condição  exilar: morrer fora da terra em busca de Cabo Verde, como dizia Baltasar Lopes, ou seja daquele Cabo Verde que sonhamos construir com catchupa para todos, dignidade para todos acima de tudo e solidariedade fraternal entre os cabo-verdianos. E a morte de alguém é sempre  uma oportunidade para  pensararmos na nossa caminhada e sentir a frustração de vir a morrer longe da nossa terra com o espelho de Cabo Verde à frente.

De entre os presentes nesta homenagem a Djosinha, muitos faziam parte do contingente que há mais de cinquenta anos, partiu foragido do Porto Grande ou em barcos portugueses, como o Quanza, atravessando os Pirenéus sob a vigilância da polícia portuguesa (PIDE), com a missão de libertar Cabo Verde das “as secas”, do caminho de São Tomé e da colonização portu-guesa. Comemora-se tudo em Cabo Verde e ainda não houve ninguém que se tenha lembrado deste cinquentenário ou de condecorar os fundadores da comunidade cabo-verdiana de Roter-dão, que tudo fizeram  para que essa emigração assumisse o seu dever histórico para com Cabo Verde e fosse admirada e respeitada na Holanda e no Mundo.

Djosinha foi mais um combatente da Pátria no meio do mar, no verdadeiro sentido do termo, aquele que tudo lhe deu e nada dela esperou. Regionalista  convicto, avesso a todas as mani-festações bairristas, ali estavam patrícios de todas as ilhas a tesmtemunharem o seu respeito e a amizade por ele.  

A família agradeceu a organização e os presentes pelo sucesso da iniciativa. A organização promete anualmente realizar uma homenagem com actividades desportivas e culturais num espaço maior, onde se possa acolher a maioria dos amigos do Djosinha de Bernarda.

Luiz Silva
Roterdão e Paris, Junho de 2013

6 comentários:

  1. Uma vez mais nos aparece o Luiz Silva que, sendo o melhor entre nós na matéria, soube falar de um tema candente - injustamente - na nossa terra na medida em que os da Diáspora são vistos como diabinhos quando podiam ser uns activos querubins.
    A homenagem a esse emigrante que foi Djosa de Bernarda, que podia ser de Monte Sossego ou de Ribeira Bote, é mais que justa pois foi um exemplo estimado pelos seus pares e desconhecido (como não podia deixar de ser) por quem devia na terra onde nasceu e para onde ia amiúde dar a ajuda material e moral, facto que não foi elemento isolado (Sorry, Djosa) porque muitos a fizeram antes, tantos fazem e muitos mais esperam para fazer no dia em que a Diáspora for reconhecida no seu justo valor.
    Um Obrigado ao Amigo Luiz por este comentário, outro Obrigado ao blog do nosso Movimento (http://movimentoparaaregionalizaoeautonomias.blogspot.pt/
    Obrigado amigo e "irmão" Djack de Capitania por isto e pela intervenção na Radio sobre a nossa Diáspora.
    Bem Hajam Todos.

    ResponderEliminar
  2. Luiz Silva é um incansável lutador para o reconhecimento da Diáspora como parte integrante de Cabo Verde. Ninguém mais do que ele sofre as discriminações ou uma apatia em relação a esta parte integrante de Cabo Verde que tem contribuído com o seu trabalho e as suas remessas para o desenvolvimento do país. Esta homenagem ao Djosa de Bernarda é justa e cai num momento em que a vozes em defesa dos interesses da Diáspora têm que ser entendidas no grande debate sobre a Regionalização, uma vez que a(s) Diáspora(s) constituem por si só Ilhas de Cabo Verde espalhadas pelo Mundo.

    ResponderEliminar
  3. Para mim foi um regalo a leitura desta narrativa do Luiz sobre a nossa diáspora, desta feita focalizada na pessoa de Djosa Bernarda. Mas fosse este ou outro viajante pelos mares da nossa aventura, a essência que aflora à superfície das coisas é sempre a mesma – a humanidade do homem cabo-verdiano, uma humanidade a um tempo peculiar e intensa, própria de quem é capaz de produzir um perfeito enlaçamento entre a solidariedade, a ternura e o amor eterno ao torrão em que nasceu. Tal é a eficácia e o primor da narrativa que eu me senti marinheiro autêntico no mesmo barco ou itinerante incansável nas mesmas "terras-longe" onde a nossa gente escreveu páginas totais,sinceras e emotivas, das suas vidas pessoais. Talvez isso seja uma vocação natural do cabo-verdiano porque ao fim e ao cabo é semelhante o hífen que nos prende às circunstâncias e talha a dimensão de todos os nossos desafios pelos espaços da vida.
    Tenho de confessar que não tive oportunidade de conhecer Djosa de Bernarda nem antes nem depois da sua diáspora pessoal. Mas é como se sempre o tivesse tido como meu irmão inteiro, porque na verdade todos trazemos na génese um pré-conhecimento que nos faz companheiros do mesmo destino, donos da mesma bússola. Djosa não foi inumado na sua terra, mas é como se tivesse sido, porque o cabo-verdiano acaba por tornar seu o chão de todos os lugares do mundo para onde o acaso o leva. O amor ao torrão natal é o mesmo que o projecta e liga ao mundo, eis um curioso paradoxo.
    Luiz, agradeço-te esta viagem que me proporcionaste no tempo e no espaço, porque o fizeste com verdade e sentimento.

    ResponderEliminar
  4. Esclareça-me, quem sabe: Pedro de Bernarda, homem mindelense de negócio de lagosta, tinha algum parentesco com Djosinha?

    Braça lagostal,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Narrativa notável com uma mui lúcida perspectiva da importancia social da diáspora caboverdiana na Holanda...Devo dizeer que desde muito cedo me apercebi desse fenómeno e foram os meus íntimos contactos com a Voz de Cabo Verde, com quem cheguei a cantar no Eden-Park, que me levaram a propor, no programa Revista Sonora, que realizava para a Rádio Barlavento, o baptismo da Avenida da Holanda, no Monte de Sossego!
    Belo material, amigos!
    Abraço em clave de sol,
    Zito

    ResponderEliminar
  6. Abracos a Todos, gostaria de conseguir contactos de amigos e membros da familia de Luis Morais, na Holanda em Cabo verde e noutras partes do mundo, por favour. Se alguem puder Agradeco. Deixo aqui o meu email para possiveis informacoes. Obrigado. Luisjrmorais@hotmail.com

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.