sábado, 10 de agosto de 2013

[0542] No PRAIA DE BOTE, em primeira mão: hoje, na Cova da Piedade (Almada Portugal), Rádio de Cabo Verde em acção e em directo para todo o Mundo

Foto Joaquim Saial - Os preparativos da actividade
A interessante iniciativa passou-se entre as 16h00 e as 18h00, no jardim do Largo 5 de Outubro, na Cova da Piedade (Almada, Portugal) e teve excelente desenvolvimento. Presentes, vários jornalistas das ilhas (ou com elas relacionados), a Exma. Sr.ª Embaixadora da Cabo Verde, um vereador da Câmara Municipal de Almada, o presidente da Junta de Freguesia da Cova da Piedade, representantes da associação Crêtcheu (a mais antiga em Portugal e com sede na Cova da Piedade) e alguns músicos que abrilhantaram o directo de duas horas que teve a colaboração da RTP África.

Falou-se sobretudo dos cabo-verdianos residentes em Portugal e dos seus problemas, com interevenções ao vivo ou telefónicas em directo, um pouco prejudicadas em número devido ao facto de as três horas inicialmente previstas terem passado a apenas duas. Mas mesmo assim foram lembradas múltiplas questões que aos emigrantes dizem respeito e desfiaram-se memórias dos que para Portugal vieram procurar vida melhor - na Lisnave, por exemplo, a grande empresa de estaleiros hoje desaparecida nesta zona e apenas remanescente em Setúbal.

Amanhã, das 10h00 às 12h00, continuação deste trabalho de jornalistas cabo-verdianos que vieram até nós e da reportagem fotográfica do Praia de Bote.

Nota especial: o reencontro, após 50 anos, com um velho condiscípulo do Liceu Gil Eanes, António Roberto "Robirtim" Duarte de Almeida, que fazia parte do lote de comunicadores presentes. Uma alegria inesperada mas não admira, porque aqui no Pd'B coisas dessas acontecem a cada passo. 

E passemos às fotos...

Foto Joaquim Saial - A viatura de apoio da RTP

Foto Joaquim Saial - Ainda os preparativos

Foto Joaquim Saial - A chegada dos músicos e instrumentos

Foto Joaquim Saial - Os jornalistas (de azul, o o "Robirtim", nosso antigo colega do Gil)

Foto Joaquim Saial - Ao centro, a Dr. ª Madalena Neves, Exma. Embaixadora de Cabo Verde

Foto Joaquim Saial - A jornalista Otília Leitão

Foto Joaquim Saial - Os artistas em acção

Foto Joaquim Saial - Aspecto inicial do público

Foto Joaquim Saial - Ao centro, o presidente da Junta de Freguesia da Cova da Piedade

Foto Joaquim Saial - Contraluz da Exma. Embaixadora de Cabo Verde

Foto Joaquim Saial - Os entrevistadores

Foto Joaquim Saial - Otília Leitão sendo entrevistada

Foto Joaquim Saial - A Presidente da Associação Cabo-Verdiana do Seixal, Lídia Duarte

2 comentários:

  1. PRAIA DE BOTE sempre em cima dos acontecimentos para a satisfação, nomeadamente, dos ausentes permanantes.
    A reportagem, com o sol que esteve no "rendez-vous", confirmou que quem não esteve que estivesse, e... perdeu.
    Obrigado, amigo Djack
    Bom domingo, boa continuação

    ResponderEliminar
  2. De facto, o nosso repórter Djack não tem mãos a medir em iniciativas desta natureza. Parece que a finalidade da iniciativa da Rádio de Cabo Verde foi atingida, não obstante as 3 horas inicialmente previstas terem sido encurtadas. Mas julgo terá sido o suficiente como gesto e como propósito a reiterar no futuro. O "Robertim" deve ser familiar de uns Duarte Almeida que foram meus vizinhos, da qual faz parte a Crispina, que entrou como professora de matemática no Gil Eanes, quando eu já de saída, mas que o foi ainda do meu irmão residente no concelho de Almada.
    Da minha parte, obrigado, amigo.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.