terça-feira, 11 de março de 2014

[0772] "Firmes na Fé" - Diocese de Mindelo comemora 10 anos de vida

Notícia da Rádio Vaticano - ver AQUI (com audio em Real e MP3)

“Firmes na esperança”- este o lema com que a Diocese do Mindelo, em Cabo Verde, está a comemorar o seu décimo aniversário. 

D. Ildo Fortes
As comemorações arrancaram no passado dia 28 de Fevereiro com uma conferência de D. Ildo Fortes, actual bispo da Diocese, sobre o caminho percorrido nestes 10 anos. 

A Diocese do Mindelo que abrange as cinco ilhas do Norte de Cabo Verde, foi criada em finais de 2003 pelo Papa João Paulo II com território desmembrado da Diocese de Santiago. Karol Wojtyla nomeara como primeiro bispo do Mindelo, D. Arlindo Furtado (agora bispo de Santiago). Ele viria a tomar posse no dia 28 de Fevereiro de 2004. Momentos que recorda, neste décimo aniversário, com emoção, dando graças a Deus por este belo acontecimento na Igreja e na sociedade cabo-verdianas. 

O arranque das comemorações, que se vão prolongar por todo o ano com diversas iniciativas, foi também marcado pelo lançamento dum site para esta Diocese (www.diocesemindelo.org - ver AQUI), que já estava no facebook. É que há que utilizar todos os meios possíveis para evangelizar - explica D. Ildo Fortes, satisfeito com o aumento das vocações que se tem vindo a registar nos últimos anos nesta Diocese, para cujo crescimento ele colaborou desde o início, primeiro como pároco e agora como Bispo. 

Por isso é com fé e esperança que vão para a frente, sempre ao lado da população ajudando a enfrentar os desafios - disse D. Ildo em entrevista à emissora católica "Radio Nova " e que vos apresentamos aqui na nossa rubrica "África Global"

Imagem antiga da igreja de N.ª Sr.ª da Luz, S. Vicente, e Pracinha da Igreja

2 comentários:

  1. Mais do que instilar "fé e esperança" nas populações, é preciso despertar-lhes a consciência cívica.

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo mas,...,... o problema reside quando o conformismo, o comodismo, a passividade, a resignação esteja instalada, e não ser capaz de dar lugar a "Indignação".
    Viveu-se pouco mais de dois Meses na euforia do Carnaval, e agora voltou-se a realidade do dia a dia com os problemas de sempre.

    ResponderEliminar