quarta-feira, 30 de abril de 2014

[0857] Notícias do Tarrafal de São Nicolau - Balanço da visita de trabalho do presidente da Câmara Municipal a Portugal

José Freitas de Brito
Balanço da Missão a Portugal entre 18 a 29 de Abril

Caros Munícipes

A nossa missão a Portugal chegou ao fim esta terça-feira, 29, com resultados claramente satisfatórios e muito positivos para o nosso Município. Efectivamente, desde o dia 18 estive a cumprir uma agenda institucional e na hora do balanço sou a concluir que valeu a pena pois o Tarrafal merece.

Como resultados concretos desta missão em que fui acompanhado pelo meu Assessor, informo do seguinte: conseguimos reatar a cooperação com os Municípios de Constância, Maia e Ovar que se mostram disponíveis a cooperar com o Tarrafal em várias áreas, sobressaindo a formação profissional e superior, o desporto, o intercâmbio juvenil e cultural, o saneamento, o ambiente, urbanismo e infraestruturas, entre outras importantes áreas.

Em Constância, tive o privilégio de reunir com a colega presidente Dr. Júlia Amorim, com quem partilhei um conjunto de possibilidades e encontrei na senhora presidente boa abertura para uma nova cooperação com o Tarrafal.

Mesma cordialidade pudemos encontrar em Santarém, com quem estamos a ensaiar um modelo de parceria adaptado à realidade local e portuguesa, em tempos de crise. O presidente desta autarquia, Dr. Ricardo Gonçalves, igualmente mostrou-se optimista numa relação mais cordial com o Tarrafal.   

Em Maia e Ovar, duas autarquias que em tempos tiveram excelente relação com São Nicolau, encetamos negociações para estabelecer, agora, uma relação directa e formal com o Tarrafal e há anuência dos colegas presidentes, Eng.º António Bragança e Dr. Salvador Malheiro, respectivamente, e tudo indica que ainda este ano assinaremos a geminação que será uma grande mais-valia para o nosso Município em áreas muito estratégicas.

Já em Oleiros onde tive a oportunidade de encontrar os nossos alunos que fazem a sua formação profissional, com apoio da autarquia, tive também a soberana oportunidade de conhecer o novo presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Marques Jorge, que se mostrou disposto a continuar a relação iniciada pelo seu antecessor. Asseguramos, aqui, uma viatura ambulância, um equipamento que nos vai ser muito útil sobretudo na implementação do projecto “Enfermeiro Comunitário” que deveremos arrancar oportunamente no Tarrafal. Estive igualmente no quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros onde analisei a possibilidade de formação em Tarrafal, visando a criação de um núcleo de bombeiros voluntários no Concelho. Ainda em Oleiros aguarda viagem para Cabo Verde um mini autocarro, de 20 lugares, e um conjunto de equipamentos para a área de saneamento e outros.

Mas esta nossa viagem teve outros êxitos. Asseguramos apoios significativos junto da UCCLA, da Associação Pinhal Maior e da Fundação Pró Dignitate para o apetrecho da nossa biblioteca municipal no Tarrafal, e vamos avançar para a criação de uma biblioteca digital, através da UCCLA, virada para a investigação e ensino superior.

Garantimos, ainda, e junto da Fundação da Dr.ª Maria Barroso, duas bolsas de estudo para ensino superior em áreas inovadoras, e com a Fundação Mário Soares discutimos cenários de cooperação para a recuperação das ruínas do Campo de Concentração no nosso Tarrafal que vigorou entre 1931 e 1936. A propósito do Campo de Concentração, tive também o privilégio de encontrar com o Edmundo Pedro, um ex- preso político que viveu no Tarrafal de Santiago, um homem que guarda memórias da sua passagem de nove anos pelo campo da morte lenta.

E a nossa missão principiou pela cidade de Sines onde estive na Páscoa com a nossa comunidade ali residente, encontrei muitas caras de São Nicolau e do Tarrafal sobretudo. Estou grato por esta oportunidade de encontrar tanta gente que mesmo longe da terra-mãe, guardam toda a tradição e cultura da terra e do seu povo. Por isso, iremos articular com a Associação Cabo-verdiana de Sines uma relação institucional de forma a dar apoio aos nossos conterrâneos sobretudo nessa região.

Assinamos, nesta missão, um protocolo com a Associação para o Desenvolvimento 24.º Oeste, sediada em Coimbra, visando um trabalho tripartido (Câmara, Associação e Parque Monte Gordo) tendo em vista a candidatura do Parque Natural do Monte Gordo ao projecto Geoparque. A ideia é de, em conjunto, se apresentar uma proposta no âmbito da preparação, implementação e candidatura do projecto Geoparque, bem como a classificação da Ilha de São Nicolau como Monumento Natural, preservando assim o seu património geológico.

Termino, deixando palavras de agradecimentos a quantos nos acolheram nesta missão a Portugal, assegurando a nossa cordial amizade e vontade de aprofundar a nossa relação.

Por Tarrafal, continuamos a nossa missão com determinação e espírito positivo.

................................

O Autarca regressa hoje a Cabo Verde e aproveita para desenvolver entre sexta e segunda-feira, uma outra agenda na Cidade da Praia, com a seguinte calendarização:

Dia 2/05, sexta-feira

·         10h00 - Assinatura de Protocolo com o Laboratório de Engenharia Civil

·         11h00 – Encontro c/ o Presidente da IFH

·         16h00 – Encontro c/ Gugas Veiga s/ festival Praia Tedja

Dia 05/05, segunda-feira

·         09h30 - Encontro c/ a Administração da Cabo Verde Investimento

·         11h00 - Encontro c/ o Cônsul da Guine Bissau em Cabo Verde, Dr. Cândido Barbosa


2 comentários:

  1. PARABENS, Senhor Presidente !!!

    As perspectivas são optimas. Espero que outros Municipios tomam Tarrafal por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Confirma-se a opinião bastante favorável que tenho deste Presidente de Câmara. Dinâmico, interessado, motivado e incansável na busca de soluções para o seu município. Creio que ele representa um bom exemplo do que eu concebo como um servidor do nosso povo.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.