sábado, 10 de maio de 2014

[0872] Concurso 17 - Um mnininha bnite - Concurso terminado, vencido por Zito Azevedo

Ramo de acácia para Zito Azevedo
O postal é de 1969 e o artista foi Albano Neves e Sousa (ver AQUI). Trata-se de um trabalho algo estilizado, com manifesta economia de meios, na cor e no desenho, mas que retrata bem o tipo cabo-verdiano. De onde será a mnininha? (dado o blogue que é, que ninguém diga que ela nasceu em Odemira ou na Martinica, filha de pai arménio e mãe cheyenne)... bocês ca dáme cab'd'cabéça...

Porque eliminei e depois reinstalei o Google Chrome, estou agora com dificuldade em colocar comentários tanto no PdB como noutros blogues. Vamos ver como resolvo isto. Entretanto, aqui fica um: Falha total teve o Zito na pontaria. Seria descabido colocar no Pd'B um amdjer d'Angola para o pessoal d'Cabverd acertar, não é verdade? O Pd'B continua à espera.

Ahahahaha, o pedido de desculpas não deve ser remetido para mim mas sim para a mnininha, coitada, vem ela aqui mostrar-se num blogue de Cabo Verde e chamam-lhe angolana.

O Val não leu com atenção e tramou-se. Lá em cima diz-se que o autor foi Albano Neves e Sousa e até se remete para um AQUI com a biografia do mesmo. 

Quanto ao malandreco do Zito, desta vez afinou a carabina e acertou no alvo, ahahaha e deu MESMO com a coisa - o que aliás nem era difícil (o que não lhe retira o mérito). Aliás, este deve ter sido o concurso mais fácil de sempre. Bastava olhar para a figura para se ver que com poucas probabilidades de erro era um mnininha de morada de nôs Mindelo, c'sê cabel bem ranjóde e um ropinha ta condizê, pront pa bai na Praça Nova ta rudiá.

Ou seja, o Zito arrecadou mais um ramo de acácia que vai já ser contabilizado na lista e continua à frente, agora com 6 vitórias.




8 comentários:

  1. Em 1959 tive o privilégio de acompanhar Neves e Sousa numas voltas pelo Alto Zambeze (Angola) onde foi recolher esboços e inspiração para muitas das suas obras. São célebres e de muita qualidade os seus quadros de mulheres angolanas e este deve ser um deles, sem dúvida. Gostei muito de o conhecer e de com ele ter percorrido largas centenas de quilómetros, em Jeep Willys, ao longo de dez dias...Era um belíssimo artista e uma óptima pessoa...Paz à sua alma!

    ResponderEliminar
  2. As minhas desculpas ao Djack pela ofensa que ele disfarça sob a designação de "falha total de pontaria"...Creio que começo a ficar senil e, se calhar, o melhor é deixar de fazer comentários...Primeiro foi a Mudjer Bonita e, agora, a angolana que não é (mas podia ser!)...Enfim, a idade não perdôa!
    Mantenha
    Zito

    ResponderEliminar
  3. Penso que o autor da pintura é o Kiki Lima.
    Serà?
    Mesmo se não ganhar, vai o palpite.

    ResponderEliminar
  4. Não foi bem um tiro no escuro, mas quase...e acertar à segunda numa pintura de um artista de Matosinhos que viveu em Angola e pintou uma mnininha de morada não é tarefa para qualquer um...Obrigado por mais um raminho de Acácia e vivam as mnininhas de Soncente!
    Braça orgulhoso,
    Zito

    ResponderEliminar
  5. Tinha uma colecção completa dos postais que ele desenhou na altura (1969?). Salvo erro, um deles, com uma moça com um balaio de frutas, terá servido para modelo de um selo.

    João Nobre de Oliveira

    ResponderEliminar
  6. Tinha uma colecção completa dos postais que ele desenhou na altura (1969?). Salvo erro, um deles, com uma moça com um balaio de frutas, terá servido para modelo de um selo.

    João Nobre de Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Tenho reprodução desses postais todos. Infelizmente não, os originais.

    Dentro de algum tempo, aqui aparecerão de rajada.

    Braça postaleira,
    Djack

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.