sábado, 21 de junho de 2014

[0934] Post precioso sobre clubes Amarante, Castilho e Derby de São Vicente

Zeca Soares
Nota prévia: o Pd'B agradece vivamente ao seu colaborador Zeca Soares o trabalho que teve para que este simples mas muito especial post seja agora possível. Afinal, ainda há UM mindelense residente que se interessa pela cidade e pelas suas coisas - e as divulga. Outros também dela gostarão, supomos que muitos, mas estão adormecidos. Eis pois as palavras e as imagens que o nosso amigo nos ofereceu.

Aqui estão as emblemas originais do Grémio Desportivo Amarante, do Grémio Sportivo Castilho, e do Futebol Clube Derby. É de realçar o trabalho artesanal da Águia e a Bola do emblema do Amarante, que é um esculpido em madeira,  muito valorizado em São Vicente. Fiquei surpreendido com o emblema do Castilho, um excelente trabalho que deve ser da época da construção da sede, uma vez que ela é pintada, imagina no tecto; (foto sem legenda). Quanto ao Derby, o original que tinha o "leopardo", se não me engano já não existe, pois ela agora é filho dum "dragão". Agora compreendo o porque que o Mindelense sempre preferiu manter o seu "leão". O símbolo que marca o nascimento de um clube deve prevalecer tanto quanto possível pois faz parte da sua história.    




As palavras na flâmula que envolve o dragão são "Mindelo / Cidade / Morabeza"

10 comentários:

  1. Bonitos emblemas, sem dùvida mas acho a àguia do Castilho mais bonita.
    Relativamente ao Derby, constato que mudaram a designação e o emblema quando se filiaram ao F.C.Porto e adoptaram o Dragão.
    Como sempre, Praia de Bote, no top.
    Obrigado, Amigo
    Braça.

    ResponderEliminar
  2. De uma coisa não há dúvida: o "Praia de Bote" é o melhor blogue... da Praia de Bote. É de tal maneira bom que ainda ninguém arriscou criar outro na Rua do grande Mindelense... Daí que se preveja que continuará a ser MESMO o melhor blogue com vista para o Diogo Afonso e a Torre de Belém. Assim seja, ámen.

    Braça com stil,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Como tinha dito num comentario fui um fa do Amarante. Sem duvida o emblema do Castilho é mais bonito.
    Ja se passaram muitos anos e e me lembrava que o emblema fosse assim.
    Praia de Bote descobre tudo Parabéns. Braça pa tude munde.
    Fernando

    ResponderEliminar
  4. O Pd'B descobre muita coisa esquecida ou desconhecida sobre o Mindelo, São Vicente e Cabo Verde mas também tem a ajuda de alguns esforçados amigos como Zeca Soares, este nosso ponta-de-lança no Mindelo. Já deu muito boas ajudas ao blogue e esperemos que assim continue. Pena é estar sozinho mas antes só que mal acompanhado.

    Braça investigativa,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Cá para mim o Mindelense não abdicou do leão para não ser confundido com o Benfica...

    ResponderEliminar
  6. É capaz de ter sido isso.Ou então foi pirraça com o nome do Derby, pois assim o Mindelense ficou para sempre em derby, vermelho à Benfica e leonino à Sporting. Ideia genial e que aqui o Praia de Bote aprova sem restrições. Viva o Mindelenseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!
    Vivaaaaaaaa!!!

    ResponderEliminar
  7. Estou a lembrar-me da figura de Nossa Senhora da Luz na igreja do mesmo nome, retocada pelo Sérgio Frusoni, olho para este emblema do Castilho e pergunto-me se aqui não terá também andado a mão dele.

    ResponderEliminar
  8. Penso que nao. Este emblema deve ter sido feito antes de o meu pai começar a pintar.
    Obrigado por teres apagado a frase certa.Infelizmente ficou a errada.
    No segundo comentario tinha escrito "...nao me lembrava". Assim é que esta correcto. Um abraço Fernando

    ResponderEliminar
  9. Caro Fernando,

    Pensava que eram frases iguais (acontece-me até a mim, clico mais que uma vez e ficam duas ou três frases iguais) mas com esta tua indicação fica o esclarecimento feito.

    Braça esclarecida,
    Djack

    ResponderEliminar
  10. É bom rever estes emblemas, dos quais já não me lembrava nada.
    O Zeca Soares tem sido um valioso colaborador do PdB.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.