segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

[1262] Ontem, na RTP 2, "Voz de Cabo Verde", programa que ainda pode ser visto por quem tem sistema de cabo e box (e acesso à RTP2)

Tive convite para a estreia em Lisboa. Mas por vários motivos que infelizemente se conjugaram na data prevista, não me foi possível assistir à apresentação de "Voz de Cabo Verde" na capital portuguesa.

E agora, foi por mero acaso (e uma grande sorte) que dei com este trabalho logo no início da sua transmissão. Não o tinha visto na RTP África a 10 de Janeiro mas desta feita calhou acertar e de facto foi uma maravilha. Trata-se do historial do conjunto "Voz de Cabo Verde" passado na RTP 2 pelas 23h05 de ontem (domingo, 25 de Janeiro de 2015). Lá surgem o nosso amigo Morgadinho e todo o resto da rapaziada antiga e mais moderna que integrou a banda (como Tito Paris, derradeiro e fugaz componente).

É um interessantíssimo filme, para o qual forneci algum material do meu arquivo (lá vem o simpático agradecimento na ficha final) que vale a pena ver - o que para quem tem cabo e box ainda é possível, com os dados que aqui indico. Aparece muita gente conhecida, incluindo o inevitável Djibla que fotografou diversas vezes os músicos. E histórias divertidas como aquela de em digressão os outros componentes roubarem ao Bana os bolos que a esposa lhe fazia para ele ir comendo em viagem... E Djosinha ta rasgá sê camisa na concerte. Vejam que terão uma hora de Cabo Verde... em grande!


4 comentários:

  1. Tive o prazer de ver o programa, ontem Domingo na RTP 2. Muito interessante! E trouxe memórias à geração que bem nova os ouviu tocar. Grande grupo musical! Fez escola!
    E que nome, de entre outros, li na ficha final?... Joaquim Saial. Não sei porquê, mas desde o inicio
    do programa, que me pareceu que o seu "dedo" lá estava. Bom programa. Recomenda-se.
    Abraços
    Ondina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma ajuda modesta, apenas de umas quantas imagens e recortes de jornais do meu arquivo. Algum desse material surgiu de facto no documentário, o que me deu o enorme prazer de ter podido particiar nele. Quanto ao filme, foi um gosto vê-lo e ver aquela gente toda cheia de stil.

      Braça,
      Djack

      Eliminar
  2. Não me apercebi do programa ontem passado na RTP2, como agora fiquei a saber, mas como tenho a box (sistema de gravação automática), vou já de imediato ver.
    Não sei se sabes, Djack, que há uns 13 anos, a RTP2 realizou um documentário em vários episódios que se intitulava "O Povo das Ilhas". É sobre os poetas cabo-verdianos e é uma coisa completíssima, riquíssima e valiosíssima, e outros mais íssimos que houver. É possível que não saibas que a nossa literata Dr.ª Ondina Ferreira é um dos comentadores intervenientes. Aquilo é coisa de se ver e voltar a ver vezes sem conta, tanto que o gravei para o poder ter sempre disponível. Só que naquele tempo ainda só havia o sistema de cassete video, tanto quanto julgo, e acabei por perder mão das gravações. Temos de meter uma cunha à RTP para que volte a passar os documentários. Vale a pena, garanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me de facto de ter visto um ou dois episódios. Se passassem esses materiais a CD, tenho a certeza de que muita gente os compraria. Mas eles devem achar que isso não interessa a ninguém.

      Braça,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.