Mais uma vez, uma pergunta simples e directa:
A que casas do Mindelo pertencem estes três gradeamentos?
Respostas só têm validade se colocadas pela ordem actual. Concurso aberto até depois de amanhã (dia 13), pelas 22h00 (hora de Lisboa)
VEJAM O POST 1362
1 |
2 |
3 |
Em jogo, um ramo de acácia |
Ó Djack, o maior e mais intrépido remador da Praia de Bote, o mais atilado timoneiro dos veleiros da nossa lembrança que lançam ferro nesse mar de azeite que nos seduz! Rapaz, tens de nos deixar respirar um pouco. Estou a ler um livro sobre literatura de mais de 500 páginas enviado pelo autor e um meu antigo e muito prezado professor. Aquilo é quase um curso de literatura e eu não sou propriamente a nossa Drª Ondina Ferreira. Estou a escrever um texto que é.... para ti, e foi preciso pesquisar. Tenho um texto de outro autor para fazer revisão. Tenho de responder ao desafio de um outro blogue (português) sobre assuntos de economia e pouco pesco de economia a não ser generalidades e culatra, como se diz na tropa. E por falar nisso, tenho de desmontar e limpar uma espingarda Mauser (alemã da II GM) que enfeita a casa mas que ainda dispara que se farta. Tenho de contar histórias e mais histórias ao neto de 4 anos. Tenho de.... tenho de....
ResponderEliminarEstou a brincar, rapaz, ah-ah-ah, mas tens de dar uma maior folgazinha porque senão os concursos até podem passar despercebidos se assim injectados em catadupa. Mas são giros, reconheço.
Braça
Adri
Ess li ca ta passá despercibide. Ess li é de ferre, concurse de ferre tude gente tem qu'spiál. Essa da Mauser deu-me cá um ainveja... Bem, vou ser bonzinho, vou ampliar o prazo para depois de amanhã, já que eu também ando bem ocupado e estou a despachar concursos para não ter de pôr posts dos sérios.
EliminarBraça e genica nessa canelas, Herr Colonel
Djack
A grade 2 pertence à Casa de Água perto da Câmara Municipal, julgo que de Madeiral. As outras grades, até mesmo esta do Madeiral, estão a enclausurar-me a cabeça e tenho de arranjar um enorme alicate para me libertar, ou então um petardo de 200 gramas.
ResponderEliminarNada de água em nenhum dos gradeamentos...
EliminarEssas grades devem ter sido feitas por nhô Pedro Ferrer (Ferreiro), um homem grandalhão e possuidor de uma força bruta, de quem me lembro bem na minha infância. Tenho de, esta noite, fazer uma sessão de espiritismo e convocá-lo para me dar uma ajudinha.
ResponderEliminarNesse caso, pede a ajuda do Valdemar... e coloca a Mauser debaixo da cama, não seja conta que em vez do espírito de nhô Pedro Ferrer venha o de algum velhaco.
EliminarBraça com a ajuda do Padre António Vieira,
Djack
Ah, afinal o concurso é até ao dia 13. Dá tempo para soltar o pássaro das grades e deixá-lo voar até Mindelo, como um autêntico drone munido de potentíssima câmara de filmar.
ResponderEliminarUm drone em forma de cagarra, para não dar muito nas vistas, batendo as asas, clap, clap, clap...
EliminarOlha, Djack, a grade nº 1 parece ser do edifício do Telégrafo, a nº 2 parece ser, se não é a da Casa do Madeiral, uma grade que circunda um quioque atrás da Câmara Municipal. A nº 3 pertence à Casa do Leão.
ResponderEliminarA coisa começa a animar... e mais não posso dizer... Porém, já afirmei acima que isto não mete água, pelo que esquece o Madeiral.
EliminarPois é, Djack, vamos esperar pela Zito, pela Ondina, pelo Val, pelo José, pelo Luiz Silva, pelo Marcos Soares, pela Nita Ferreira, pelo AMendes, pelo Paulo Azevedo, e por todos esses malandros que aqui aparecem mas não dizem nada.
ResponderEliminarEstes concursos estão a ficar cada vez mais difíceis. Estes gradeametos já os vi na rua de Lisboa
ResponderEliminarA quem possa interessar, a foto Nº 3 é do gradeamento do 1º andar da Casa do Leão...
ResponderEliminar1 - Antigo Telégrafo
ResponderEliminar2- Actual Ímpar, antiga casa do Dr. Fonseca (frente à Praça Nova)
3 - Casa do Leão
Será?! J'en doute...
Abraços
Ondina
Casa do leão parece-me acertada pelas dicas do Djack
ResponderEliminarFelino = Leão, Dentes = Residencia Dr. Anibal à Praça Nova, Pau = Vá-se lá saber!
ResponderEliminarDjack, andei fora o dia quase todo em afazeres inadiáveis, mas sem me desligar do raio dessas grades, elas sempre a engradar-me o raciocínio, e eu com um nó a trancar-me o raciocínio. E agora vejo que falas de pau com dentes de felino ou felino com dentes de pau, e fico baralhado porque afinal as grades são 3 e vá-se agora lá saber a qual delas se aplica o enigma, quando eu estou convencido de que devo reafirmar a resposta que eu dei sobre a Casa do Leão (grade 3), leão que é felino sem dúvida alguma, mas como são 3 grades aqui é que a porca torce o rabo e não há felino que me acuda, a não ser que os gatos que por aí andam atrás das grades dos jardins das moradias possam servir e estar na cadeia do raciocínio. Vai mais um palpite:
ResponderEliminar1. TELECOM
2. Casa do Dr. Aníbal
3. Casa do Leão
A minha última resposta foi feita antes desta do Zito. Simplesmente falhou-me a ligação net e não a enviei quando quis. Mas como o que interessa é acertar nas 3....
ResponderEliminarE não se esqueçam de que a resposta tem de ter três números, 1, 2 e 3 com as respectivas identificações à frente. Por atacado, com tudo ao molho e fé em Deus, não se safam...
ResponderEliminarPOR FAVOR, VEJAM O POST 1362
ResponderEliminarPOR FAVOR, VEJAM O POST 1362
POR FAVOR, VEJAM O POST 1362
POR FAVOR, VEJAM O POST 1362
POR FAVOR, VEJAM O POST 1362
POR FAVOR, VEJAM O POST 1362
Joaquim, voltei a estar o dia fora, rapaz, desta feita, por causa de uma cerimónia militar a que fui convidado no quartel. Mas enquanto lá estive, não deixei de matutar e tentar desengradar de uma vez por todas o definitivo palpite. E assim, no quartel do Regimento de Infantaria 15, iluminou-se-me a cabecinha de tal maneira que o pessoal olhava, com espanto geral, para um halo de luz que me envolvia a cabeça. O comandante até mandou tocar o clarim, a pensar que em vez do Adriano fosse uma presença de outro mundo.
ResponderEliminarPois, aqui vai:
1. Antiga Casa Madeira (pois acho que já não existe como tal)
2. Casa do Dr. Aníbal
3. Varanda da antiga Casa do leão (que já não existe como tal).
Coisas certas, coisas erradas, uma chatice... Não alinhar pelo demasiado óbvio nem pelo meu pouco iluminado deslize (pelo qual já me penitenciei). Há que ir à raíz e à grande copa, aos raros ou mesmo inexistentes frutos, à grande sombra familiar que ainda lá está, bem viva, à vista de quem passa...
EliminarNada de confusões castrenses, mas se for preciso e o pessoal aqui vier, faço um concurso exclusivo para o 15, sobre arte da guerra, sobre táctica militar, sobre orientação no terreno (azimutes por todo o lado), o que for preciso, ahahahaha. Mas depois quero ser retribuído com promoção de soldado raso a major (pelo menos).
EliminarBraça com culatra e cão engalfinhados,
Djack
Então só pode ser:
ResponderEliminar1. Antiga Casa Serradas (pois acho que já não existe como tal)
2. Casa do Dr. Aníbal
3. Varanda da antiga Casa do leão (que já não existe como tal).
Ainda não, ainda não, grande azar...
ResponderEliminarO sol a cintilar nas vidraças, aquele cheiro a tinta, a cordas, a fruta, a ovos, a carne, a peixe, a hortaliça, a cerveja, a produtos de toda a espécie, até a grogue, até a cigarros, até a meteorologia, até a... não, de Capitania, nada, de plurim de virdura e pêxe também nada, ufaaaaaaaaaaaa, como poderei desenrascar o único sujeito que quer ganhar o ramo? E merece, pois quem trabalha é que tem direito a encher a casa de madeira, seja de que árvore for.
ResponderEliminarUli steamer ta tchegá... bsôt spiá quel home na sê barquim má sê carga...
ResponderEliminarPronto. a grade 1 só pode ser um shipchandler e neste caso será a casa do Figueira, que era um dos mais badalados.
ResponderEliminarBolassssssssssssssss, custou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
EliminarEu até disse que o shipchandler vendia meteorologia, alusão ao Zizim... lá chegámos a bom porto e o homem do 15 arracada mais um ramo de acácia que vai enfeitar o hall de casa, com o resto do apartamento a rebentar pelas costuras com os outros 20. Foi com a "figueira" que eu meti agua, a tratá-la como "madeira" e a camuflá-la de "pau". Nem estava de todo mal, mas foi melhor acertar as agulhas a tempo.
Vou colocar as fotos inteiras.
Braça ramal,
Djack
Mas olha, Djack, que o esforço e as arremetidas foram tantos que pouco saboroso me parece este ganho de acácia. No entanto, é preciso ver que não é fácil para quem saiu de Soncent em 1963 e vive na diáspora.
ResponderEliminarEspadeirada para cá, espadeirada para lá, chegaste ao êxito. Admiro-me é de os restantes habituais concorrentes terem desistido a meio do prélio. Qualquer um deles, lendo o que eu e tu fomos escrevendo, lá poderia ter chegado. Mas porfiar não foi com eles. "Quem porfia, chega ao topo do Monte Cara", lá diz o velho ditado, inventado por mim agora mesmo.
EliminarBraça vitoriosa,
Djack