quarta-feira, 4 de novembro de 2015

[1726] Um pedacim d'vida d'um home d'tabóque: Marcelo Leitão (ver posts anteriores)

De como se pode reconstruir em parte a identidade de uma figura a partir de três notícias de jornal e de dois depoimentos de quem a conheceu. Mais coisa, menos coisa, chama-se a isto "investigação"

Zito Azevedo

Ou me engano muito ou este Leitão era o da Fábrica de... Tabacos (Smart e Falcões), que morava ao lado dos antigos CTT do Mindelo... Era um gentleman, sempre impecável no seu fato cinzento e óculos de aros dourados, moreninho, casado com uma senhora... loura!

Se estiver enganado, alguém me ajude: a memória já não é o que era!Salvo erro, o campo de jogos da Dja de Sal chama-se Marcelo Leitão... [Nota do Pd'B: de facto, o estádio de futebol de Espargos tem o nome de Marcelo Leitão] Não sei se será o mesmo!


Adriano Miranda Lima

Conheci muito bem o senhor Marcelo Leitão, dono da fábrica de tabaco local, que andava sempre de fato completo, com gravata e lencinho de bolso. E vou contar uma história. Quando fiz o sexto ano de liceu, quis arranjar um trabalhinho de férias para arranjar uns trocos para o cinema e uns drops e chocolates. Então um tio meu disse que o Marcelo Leitão, que lhe devia uns favores, estava a precisar de alguém para fazer uns "overtimes" no escritório dele (talvez arquivar papéis e coisa do género). Falou com o dono da Fábrica e lá fui apresentar-me a ele. Mandou-me entrar e sentar à secretária. Qual não foi o meu espanto, pôs-se a ditar-me umas palavras (pretensamente difíceis) para eu escrever numa folha de papel, digamos que uma espécie de teste. Recordo-me bem de que uma das palavras era "administração do concelho" e outra era “vicissitude"!. Escrevi acertadamente as palavras que me foram ditadas, sem errar nenhuma. Está bom de ver que o senhor Marcelo estava à espera que eu escrevesse "conselho", ahahahah. Eu não era das alíneas da área das Letras, mas nunca tive problemas com a gramática, ou não tivesse consolidado as bases com o Alfredo Brito. O patrão da Fábrica disse-me que estava tudo bem e que depois me mandaria chamar. Até hoje! Ainda estou à espera da chamada do senhor Marcelo Leitão, que, nunca se sabe, pode ser um dia destes me telefone pelo móvel. Como o tempo se foi passando sem eu ser convocado, contei o facto ao meu tio, ao ser perguntado. Este, que era oficial da Alfândega, e viriam certamente daí os favores que o patrão da fábrica lhe devia, então disse-me: Ah sim? Espera que depois lhe mostro como é.

Bem, se quis uns trocos para as férias, tiveram de vir de outro lado. Mas não me esqueço deste episódio. E job, nem na fábrica nem noutro lado qualquer. Foi só boa vida nessas férias. Matiota durante o dia e Praça Nova à noite.

Notas do Praia de Bote (de investigação em jornais)

- Em 11 de Fevereiro de 1932, faleceu o filho de Marcelo Leitão, Fernando Emídio.

- A 11 de Dezembro de 1934 regressou a Cabo Verde, vinda de Lisboa, a esposa de Marcelo Leitão, D. Vicência de Jesus (Marcelo Leitão é dado na notícia como "conceituado comerciante e industrial desta cidade [Mindelo]").

- Com alguma confusão de datas, a terceira notícia de que tenho conhecimento deverá ter sido lançada por volta de Janeiro de 1934 mas só chegou ao jornal bastante tempo depois, em Março - "Terminadas as intalações da Companhia dos Tabacos de Cabo Verde, de que fazem parte os srs. Manuel Ribeiro de Almeida. Raul do Rosário Ribeiro e Marcelo Leitão, procedeu-se, no dia 10 do corrente [Janeiro de 1934], a experiências do respectivo maquinismo, moderno e aperfeiçoado. Deu esplêndido [no texto, "esplendor"] resultado a operação, produzindo-se tabacos picados e cigarros de 1.ª ordem. Consta-nos que a fábrica entrará em plena laboração no próximo mês de Fevereiro."

4 comentários:

  1. Olá Senhor Adriano,

    Como vai? O meu nome é Kevin e sou bisneto do Marcelo Leitão. Infelizmente não conheci o meu bisavô. Por isso gostaria de obter informações sobre ele. Fiquei contente de ter lido a história que contaste sobre o Marcelo Leitão. O Adriano pode entrar em contacto comigo por enviar uma mensagem para o seguinte email: Kevinferreiradasilva@hotmail.com.

    Os melhores cumprimentos,

    Kevin Ferreira da Silva da Holanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Kevin,
      Espero que tenha recebido as fotografias que lhe remeti por email (sem marca de água), da frente e verso do envelope que pertenceu ao seu familiar.
      Entretanto, vou enviar este seu renovado pedido ao nosso amigo Adriano Miranda Lima.

      JS

      Eliminar

      Eliminar
  2. Gostaria de ter as datas de nascimento e falecimento do Senhor Marcelo Leitão, se possível. Muito agradecia.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.