terça-feira, 12 de janeiro de 2016

[1802] As cabeças de leão...

Demos dois bónus, eliminando as cabeças de leão 1 e 2. Aritmética feita, restavam quatro (e uma não era, tal como a 1 e 2)... Os nossos concorrentes fixaram-se apenas numa imagem possível, quando na pergunta tudo apontava para mais que uma. Praia de Bote não gosta muito de rasteiras (Pd'B gosta que os concorrentes ganhem) e se falava em plurais, era certo e sabido que pelo menos mais que uma haveria. De facto, havia no post não uma, não duas, mas três cabeças de leão, símbolos da saudosa (e honrosa) Casa do mesmo nome do Mindelo. Ei-las:, a 3, a 4 e a 6 (toda passadas para preto e branco, claro...). Atenção que ainda houve pelo menos mais uma que era colocada nos discos editados pela Casa do Leão que já vimos no post 1524 mas que não reproduzi aqui, para não gerar mais confusão.


Num envelope de correio aéreo


Em anúncio de programa do Eden Parlk


Em horário escolar de um remoto ano de há meio século... de quem será? Um dia falaremos dele...

6 comentários:

  1. Bem, nada mau ter acertado no romance, Djack. Mas essa da cabeça do leão tem que se lhe diga. Então a cabeça que está no anúncio do programa do Eden Park é da lavra exclusiva do Eden Park? Sem o beneplácito da Casa do Leão? Então fui levado porque por acaso tinha esse folheto nos meus arquivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo grafismo, foram decerto pessoas diferentes que os elaboraram. Estes três, mais o outro que aplicavam nos discos que a CL editava. Quatro, portanto, que eu conheça. Mas eram todos símbolos da CL, independentemente de quem os elaborou. E não creio que o Eden Park fizesse anúncios por sua conta e risco. O desenho e os dizeres, deviam ir da CL para o Eden Park e daí para a gráfica, neste caso a Soc. (Sociedade) Tip. (Tipográfica?) e Publicidade - S.V.C.V. Pode até acontecer que o texto fosse logo para ali, enviado pela CL e alguém da gráfica tenha desenhado o feroz leão. Mas, para o caso, isso não interessa. Saía a assim e portanto era assumido como símbolo da casa. E não é de admirar, pois a CL durou longos anos - logo, era natural uma evolução do grafismo, fraseado, etc., bem como papéis de embrulho, fios de atar, etc.

      Braça e parabéns,
      Djack

      Eliminar
  2. Creio que a pergunta sobre a/s cabeça/s induzia ao erro ao colocar a hipótese de poder ser apenas UMA...Foi nessa convicção que a assinalei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 - Qual/quais desta/s cabeça/s de leão foi/foram símbolo/s da Casa do Leão, do Mindelo?

      Assim era a pergunta. É preciso ler nas entrelinhas... Como o Pd'B não costuma passar rasteiras, o facto de falar tanto no singular como no plural só podia significar que era mais que uma.

      Eliminar
  3. E faltará, quiçá, a cabeça do leão rampante da taça do 25º Aniversário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, concordo, mas não podia colocar todas, caso contrário era a confusão geral. Como já disse noutro sítio, nem coloquei a que era usada nos discos editados pela Casa do Leão.

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.