domingo, 17 de janeiro de 2016

[1811] A passagem do "Plus Ultra" por Cabo Verde

Embora hoje seja domingo, há muito para fazer por aqui (fora do Pd'B), e portanto pouco tempo para o Pd'B. Ainda assim, deixamos aos visitantes memória de uma das grandes viagens aéreas pioneiras do século XX que tiveram Cabo Verde como escala: o voo do "Plus Ultra" que uniu a Espanha (Palos) a Buenos Aires em voo de 10.270km (ou 10.165, como se diz no verso do postal ilustrado), em 19 dias, comandado por Ramón Franco, irmão de Francisco Franco, futuro ditador de Espanha. Quem quiser aprofundar, tem imensas possibilidades na Internet, como por exemplo AQUI. Ficam então algumas imagens e textos, todos do mesmo jornal espanhol e da mesma página 1. Colocamos também uma notícia do regresso dos aviadores, desta feita, num navio da marinha de guerra argentina, na sua passagem por São Vicente. Abraço aos que aqui vêm, sobretudo àqueles que dialogam connosco, com votos de bom resto de fim-de-semana.









Jornal luso-americano "Alvorada", 31 de Março de 1926


3 comentários:

  1. Os espanhóis não quiseram ficar atrás dos portugueses, que em 1926 fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, protagonizada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Mas vou ler melhor a reportagem para ficar a saber o que correu de diferente entre as duas viagens.
    Obrigado, Djack, por mais esta divulgação. Creio que desconhecia este acontecimento, ou então já se me tinha sumido da memória.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À medida que vou vasculhando no pó dos arquivos, cada vez mais me convenço de que Cabo Verde tem uma história riquíssima em variados sectores. Claro que não teve castelos nem cavaleiros a cavalgar à desfilada com suas armaduras reluzentes (nem sequer guerras no interior), mas teve e tem muita outra coisa interessante que coloca o país no mapa das nações a um elevado nível, nesse como noutros aspectos.

      Braça histórica,
      Djack

      Eliminar
  2. Grande façanha que desconhecia em absoluto. Vivi entusiasmado a viagem e a vida dos destemidos "hermanos" aviadores.
    Viva a Praia mas... de Bote.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.