quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

[1870] Resultados do concurso 40 do Praia de Bote

1 - Estas três pessoas, estão no Mindelo. Mas em que sítio desaparecido? 
A resposta totalmente certa seria "Estão no desaparecido coreto da Praça Estrela". Mas era suficiente dizer "Praça Estrela". Esta pergunta foi um bónus aos possíveis concorrentes, pois a imagem já tinha sido apresentada e comentada.
Vencedores:
Adriano, José, Ondina, Zito

2 - Quem é a figura que discursa à porta da Capitania, nesta foto do grande Djibla? Era de facto o Presidente da República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, em viagem que fez a Cabo Verde, em Julho de 2010. Outro bónus, também já aqui bastante ventilado.
Vencedores:
Adriano, José, Ondina, Zito

3 - Quais são os cinco nomes que a artéria que vai do Palácio do Povo à antiga Drogaria do Leão e ao antigo Banco Nacional Ultramarino já teve e tem? Responda assim (a ordem não interessa):
Terceira pergunta cujo conteúdo já tinha sido discutido no Pd'B. Ninguém, no entanto, falou nessa altura nem agora no primeiro nome da artéria (que agora descobrimos), Rua dos Navegadores.

a - Rua dos Navegadores
b - Rua Dom Carlos
c - Rua de Lisboa
d - Rua Roberto Duarte Silva
e - Rua dos Libertadores de África
Vencedores:
Não houve

4 - São conhecidos 9 escudos de armas de Portugal no Mindelo (pelo menos). Identifique os 5 ainda in situ; identifique os 2 que mudaram de sítio (um deles mudou de sítio mas aparentemente está perto do local inicial; o outro, está mais longe); e os 2 que estão camuflados. Responda assim:
Tema também já discutido no Pd'B

In situ:
a – Alfândega velha
b – Hospital
c – Câmara Municipal
d – Torre de Belém
e – Escola Técnica

Mudaram de sítio:
f – Um que existe no Liceu Gil Eanes, agora exposto no pátio e que era de lá ou de outro edifício
g – O do cruzeiro do morro junto ao Fortim e que agora está no pedestal da estátua a Diogo Afonso

Camuflados:
h – O do Palácio do Povo
i – O da escola da Praça Nova
Vencedores
Não houve

5 - Como se chamava este veleiro (foto de Eduardo Camilo)? Observe-o bem, porque poderá encontrar a chave para a resposta em Capitania. 

Era de facto o Manelica, com o bote pendurado de turcos na zona da popa e de que relatei um episódio em "Capitania"

Vencedores
Adriano, Ondina, Zito

Dada a confusão provocada pelos concorrentes, com múltiplas respostas (ao contrário do que foi pedido), só agora consegui fazer o cômputo geral, o que dá dois ramos para o José Lopes, e três respectivamente para o Adriano, a Ondina e o Zito. O Pd'B agradece a todos que participaram e só lamenta as falhas nas perguntas dos nomes da Rua de Lisboa e do brasão de Portugal - esta era bastante fácil, também, pois alguns deles já haviam sido ventilados no Pd'B. Surpresa para nós foi a Rua de Lisboa se ter chamado de início "dos Navegadores", coisa que só soubemos quando nos chegou às mãos o livro "Linhas Gerais da História do Desenvolvimento Urbano da Cidade do Mindelo".

8 comentários:

  1. Eu tenho de pedir desculpa ao Djack e dizer que prometi fazer um apanhado das minhas respostas parcelares antes do fecho do concurso. Isto porque estava à espera de saber mais alguma coisa. O que não aconteceu. Mas o que sucedeu é que estou no Algarve com a família (excepto a filha mais nova) e distraí-me a brincar com os netos e levar o cão a passear. Só agora me lembrei e... zás, já tinha fechado. Mas mesmo assim ganhei uns raminhos de acácia e congratulo-me com isso e também de ter como companheiros igualmente vitoriosos parciais a Ondina, o Zito e o José. Acho que o Val distraiu-se desta vez um pouco mais do que eu, ele que não falta a estas coisas.

    ResponderEliminar
  2. Ah, foi importante saber que a rua de Lisboa já teve esses nomes todos. Curioso, hem!

    ResponderEliminar
  3. Obrigadinho pelos ramos que me couberam...Aproveito para referir um sitio da Wikipedia dedicado à "Rua da Unidade Africana" (como sendo a Rua de Lisboa) repleto de informações erradas...Já tive a oportunidade de lhes mandar uma mensagem a referir os cinco nomes agora desvendados e oxalá que aproveitem a informação...Conclusão: não se deve acreditar em tudo o que se lê!
    Braça à sombra da acácia,
    Zito

    ResponderEliminar
  4. Não que pensem que não estive aqui mas confesso que muita coisa desapareceu desde que dali sai.
    Felicitações aos vencedores e Obrigado ao PdB

    ResponderEliminar
  5. Raras vez que cabe-me um raminho, pelo que esta aqui me agrada particularmente. Djack este concurso era difícil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O próximo será 10 vezes pior, ahahahaha

      Braça a um dos 4 mosqueteiros vencedores,
      Djack

      Eliminar
    2. E não foi nada UM raminho, foram DOIS. Tinhas só um, agora estão lá três.

      Braça aritmética,
      Djack

      Eliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.