O blogue Praia de Bote está em condições de informar (os nossos espiões estão sempre à coca) que fundeou recentemente no Porto Grande um vapor da British Royal Mail que entre outras mercadorias (centenas de latas de corned beef, por exemplo) já fez descarregar para os butim da Praia de Bote cerca de 500 latas de toffees Mackintosh's que estão a ser vendidos nas ruas e botequins da zona. Consta que a Capitania fez vista grossa, pois as iguarias são merecidas numa ilha, à qual ninguém liga. Bem fête!!!
Toffee's e pirinhas eram correntes no Mindelo, mesmo faltanto alguns gêneros da primeira necessidade, mas o que marcou mais era quando -durante a IIa Guerra - os Liberty Ship chegam directamente da costa leste dos EEUU com mantimento para os GI's no Pacifico. Os marinheiros roubavam e vendiam (...ou trocavam no Lombo) latas de corned beef de 5 kgs cada. Os vendedores iam logo ao Telegraph onde eram vendidos por 25$00 (imaginem !!!). Toda a gente era servida.
ResponderEliminarDado o racionamento na Grã Bretanha, os ingleses da WTC compravam carnes e dôces que mandavam aos familiares. Essas transacções estavam, geralmente, a cargo do meu pai e sucedia sempre que passavam paquetes portugueses no Porto Grande.
Obrigado,
Praia de Bote, por me dar a oportunidade de trazer aqui factos que gostaria de ser do conhecimento dos mais novos, nomeadamente dos que pensam que Cabo Verde começou no ano de 1975 e/ou desconhecem o relacionamente entre os britânicos e a população.
Bem Haja !!!
Muito bom rever esta famosa lata, que ainda no final da década de 80 abundava em Mindelo. Minha avó guardava material de costura numa igualzinha. Meu muito obrigado por esta lembrança.
EliminarApareça sempre neste cantinho de Cabo Verde e sobretudo de São Vicente e do Mindelo, cara Karina.
EliminarFoi um prazer.
Braça
Djack
Obrigada pela atenção, estou sempre por cá. Gosto muito daquilo que publicam, sou grande fã do Praia de Bote. Abraço
EliminarEram uma delicia, apesar de, por vezes, se colarem aos dentes...
ResponderEliminarBoa achega lhe deu o nosso Val. Caramba, que memória, que conhecimentos!
ResponderEliminarEu só vejo é o "Mitchel" com as suas bancas ambulantes a vender essas guloseimas.