terça-feira, 15 de março de 2016

[2021] Em Outubro de 1959, do Derby para Lisboa (ou para o Porto?)

O "Ganda"
Emblema do Derby de São Vicente

6 comentários:

  1. Trata-se do Fura- bola, menino da Ribeira Boe, grande extremo do Derby e que esteve na slecçao de Cabo Verde. Pequenino, mas rapido, que saltava muito bm, era um espectaculo nos jogos contra o Mindelense em que tinha de enfrentar o lateral Totoi Mauozinha. Todos bons atletas e quase da mesma idade, lutavam, pela bola, nos ares e por terra e as vezes a luta terminava em pancada. Aliàs uma vez o arbitro teve de os expulsar do terreno por briga no campo. Morreu há uns dez anos na sua ilha de São Vicente e deixou muita saudade nos adeptos do futebol mindelense e em especial nos derbianos. O Totoi que jogava muitas vezes no meio campo e no ataque do Mindelense era sempre encarregado de marcar o Fura-bola.

    ResponderEliminar
  2. Não me digam, agora, passados 57 anos, que tudo isto aconteceu a bordo do Ganda, comigo a bordo, a caminho de Lisboa, em escala para Angola!!! Comigo e com o Dick Ferro e o Adriano Brito Lima (Migo) e nenhum de nós soube desta aventura porque, decerto, teriamos tido uma qualquer iniciativa em defesa do patrício futebolista...Quem diria? E, depois, dizem que as coincidências não existem!
    Braça estupefacto,
    Zito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso para dizer CA GANDA coincidência... De facto, há cada uma! É o que dá o Praia de Bote andar a vasculhar o passado de Cabo Verde e dos cabo-verdianos.

      Braça GANDA,
      Djack

      Eliminar
    2. E a coincidência até adquire maior expressão no facto de este navio ter andado mais nas rotas de S.Tomé, Angola e Moçambique.
      Esta sua escala não habitual pelo Porto-Grande deveria ter algo a ver com a importação do chamado "midge de sul"...Aliás, recordo que uma das minhas crónicas para o PdB relata a nossa viagem no Ganda, cujo comandante acabaria por emborcar a
      maior parte do grog velho que o Dick levava para familiares sedeados em Lisboa: "Brandy VSOP - 21.12.2011"...
      Braça memorável
      Zito



      Eliminar
  3. O Luiz conhece meio mundo, e em tratando-se da área do futebol ninguém lhe leva a palma. Luiz, vou contar ao Totói estas peripécias com o Fura-Bola. Ainda hoje, quando eu estava no recinto do campo de futebol a fazer exercício físico, lá estava a ver treinar os juniores do União de Tomar.
    Do episódio que o Zito conta a bordo do navio, lembro-me muito bem.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.