sexta-feira, 25 de março de 2016

[2073] Em S. Vicente, nossa ilha, não temos nem queremos ter escravos. Mem mais!...

Pois é! Aqui em S. Vicente, em 1857, já não havia escravos. Mas o que é mais, nem sequer os queríamos, vindos de outras freguesias, mesmo que do resto de Cabo Verde. Tomem, que é para saberem... Grande Sá da Bandeira!...


6 comentários:

  1. Isto faz-me recordar que, antigamente, se se queria chatear um "badiu" era perguntar-lhe se ele tinha "passaporte para estar em S.Vicente"...
    Será que a coisa vinha de tão longe???
    Braça com visto
    Zito

    ResponderEliminar
  2. Sim, grande Sá da Bandeira! Não percebo bem é essa coisa de "passaporte". Os escravos tinham acesso a passaporte ou eram "propriedade" de alguém, que, ele sim, os movimentava conforme os seus interesses?

    ResponderEliminar
  3. Grande Sá da Bandeira! Sempre o admirei como abolicionista. Pena foi que a única rua que trazia o nome dele e ele é disso bem merecedor, foi-lhe retirado o nome. Trata-se de uma artéria da Cidade da Praia, capital da ilha (Santiago), onde a escravatura foi mais alargada, profunda e duradoira.
    A toponímia por vezes é irracional. Então com a independência surgiu cada uma!!!... Felizmente que alguns sensatos voltaram a repor os nomes que merecem ser homenageados. Este caso, o de Sá da Bandeira, é que continua incompreensivelmente não tratado.
    Abrços

    ResponderEliminar
  4. Será que o motivo pelo qual a Ilha de São Vicente esta passar nestes 15 anos, é por termos um Primeiro Ministro natural da Santa Catarina de Santiago???
    Será que existe alguma coisa escondida desde os tempos de "d'iasá" ???
    Abraço de Espéculação

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.