A areia branca, a 2 Km de Mindelo, só pode ser a conhecida arei de Salamansa, que hoje existe apenas algumas marcas dessa arei que o progresso também levou. No sopé daquele monte existe de facto uma nascente, que ainda hoje quando chove com alguma densidade as pessoas ali abastecem de água. Talvez por existirem água nessa zona, que apesar da distancia da cidade, foi ali construído um grande edifício - para época - e que funcionou durante muito tempo o Albergue de Nho Djunga fotografo. Contudo, existia - ou ainda existe - de facto numa zona perto da areia branca, que existe apenas o nome, mais precisamente Casa D'Aga no Lombo Tanque um reservatório que abastecia a cidade com água vindas, segundo consta pelas zonas do pé de verde. É possível existir nos meus arquivos de "Caminhadas" algumas imagens dessa zona.
Esta obra, pedida pelo governador Caetano Alexandre de Almeida e Albuquerque (o tal que tem busto e deu nome à praça nobre do plateau), foi prontamente aceite pelo ministro Andrade Corvo, cerca de quatro meses depois. Só agora, ao consultar vasta legislação a que tenho tido recente acesso, me tenho apercebido da importância a vários níveis que esta personalidade teve para Cabo Verde.
O Zeca dá informações importantes sobre a dúvida que coloquei e fico agradecido. Pelo que nos tem revelado, o Djack tem razão em considerar o Andrade Corvo uma personalidade que, enquanto, governante, tomou medidas importantes para Cabo Verde. Coisas de interesse que vão sendo reveladas!
Havia na Areia Branca uma casa-de-inglês onde a confraria do "Whyte & Mackay" realizou algumas festinhas de boa memória onde, infelizmente, sempre houve pouca água (!)... Braça festivo Zito
Eu sempre ouvi falar (vi) a Casa dos Ingleses que ficava ali na Areia Branca (lado direiot ao subir) mas nunca soube dessa àgua que, não havendo chuva constante, não podia durar. Também me lembro bem do Albergue onde havia gente não muito bem tratada. O lugar esteve durante muito tempo a cargo de um policia conhecido por Lelona que depois foi morar no Alto Miramar. Dizer que havia incomptência directiva e desleixo; algumas pessoas vestiam de saco de sarapilheira. Muito mà lembrança
Gostaria de saber onde fica essa região de Areia Branca, que fornecia água à cidade. Existe ainda alguma reserva de água no sítio?
ResponderEliminarA areia branca, a 2 Km de Mindelo, só pode ser a conhecida arei de Salamansa, que hoje existe apenas algumas marcas dessa arei que o progresso também levou.
ResponderEliminarNo sopé daquele monte existe de facto uma nascente, que ainda hoje quando chove com alguma densidade as pessoas ali abastecem de água. Talvez por existirem água nessa zona, que apesar da distancia da cidade, foi ali construído um grande edifício - para época - e que funcionou durante muito tempo o Albergue de Nho Djunga fotografo. Contudo, existia - ou ainda existe - de facto numa zona perto da areia branca, que existe apenas o nome, mais precisamente Casa D'Aga no Lombo Tanque um reservatório que abastecia a cidade com água vindas, segundo consta pelas zonas do pé de verde. É possível existir nos meus arquivos de "Caminhadas" algumas imagens dessa zona.
Esta obra, pedida pelo governador Caetano Alexandre de Almeida e Albuquerque (o tal que tem busto e deu nome à praça nobre do plateau), foi prontamente aceite pelo ministro Andrade Corvo, cerca de quatro meses depois. Só agora, ao consultar vasta legislação a que tenho tido recente acesso, me tenho apercebido da importância a vários níveis que esta personalidade teve para Cabo Verde.
ResponderEliminarBraça com admiração,
Djack
Informação muito pertinente. A água foi sempre ouro para S. Vicente tão caro como 'Pitrol pa cander'
ResponderEliminarO Zeca dá informações importantes sobre a dúvida que coloquei e fico agradecido. Pelo que nos tem revelado, o Djack tem razão em considerar o Andrade Corvo uma personalidade que, enquanto, governante, tomou medidas importantes para Cabo Verde. Coisas de interesse que vão sendo reveladas!
ResponderEliminarHavia na Areia Branca uma casa-de-inglês onde a confraria do "Whyte & Mackay" realizou algumas festinhas de boa memória onde, infelizmente, sempre houve pouca água (!)...
ResponderEliminarBraça festivo
Zito
Eu sempre ouvi falar (vi) a Casa dos Ingleses que ficava ali na Areia Branca (lado direiot ao subir) mas nunca soube dessa àgua que, não havendo chuva constante, não podia durar.
ResponderEliminarTambém me lembro bem do Albergue onde havia gente não muito bem tratada. O lugar esteve durante muito tempo a cargo de um policia conhecido por Lelona que depois foi morar no Alto Miramar. Dizer que havia incomptência directiva e desleixo; algumas pessoas vestiam de saco de sarapilheira. Muito mà lembrança