segunda-feira, 11 de julho de 2016

[2262] Fotos recentes do Cavala Fresc Festival do Mindelo... e da Rua de Praia... e da Praia de Bote... feitas por Zeca Soares (ao qual Pd'B agradece)





4 comentários:

  1. Excelente, excelente! Obrigado, Zeca! Um dia qualquer vou estar presente neste festival. E se calhar vou sugerir também a receita "cavala alimada". O mesmo que se faz em Portugal, sobretudo no Algarve, com carapau. A receita é mais ou menos esta que tirei da net. É para carapau mas serve para a cavala.

    1. Amanha-se o peixe, tirando tripas e cabeça.

    2. Passam-se bem por água e vão-se dispondo num alguidar em camadas alternadas com sal. Deixam-se ficar assim, de um dia para o outro.

    3. Põe-se uma panela com água ao lume e, quando levantar fervura, junta-se os carapaus depois de passados por água, para tirar o sal, deixando cozer (1 ou 2 minutos).

    4. Após a cozedura metem-se os carapaus em água fria para lhes permitir (sem se partirem) tirar toda a pele e algumas espinhas que estejam à vista.

    5. Colocam-se então os carapaus numa travessa, temperam-se de azeite e vinagre a gosto e cobrem-se com algumas cabeças de alho cortadas às rodelas, cebola às rodelas e salsa picada.

    6. Pode ser servido quente ou bastante frio.

    7. Para acompanhar : Coza as batatas com pele, tire-lhes a pele após a cozedura e corte em quartos.

    8. Tempere a gosto com azeite e vinagre, cobrindo-se cabeças de alho picadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não te dizia que a coisa metia cozedura? Mas de facto do carapau à cavala vai o passo de um anão... Logo, a cavala alimada será igual bom petisco.

      Braça cavalar,
      Djack

      Eliminar
    2. Mão à palmatória, Djack. Estava convencido de que a minha mulher o tinha confeccionado sem cozedura. Mas parece que é uma leve cozedura.

      Eliminar
  2. Alinho nesse acepipe. Tanto mais que desta vez não se enganaram na escrita. Se é Cavala, està bem; mas se for Kavala viro as costas.

    ResponderEliminar