segunda-feira, 18 de julho de 2016

[2281] ÚLTIMA HORA: depois de o estatuto especial ter sido requerido por pelo menos duas cidades de Cabo Verde, é a vez de o Ilhéu dos Pássaros fazer o mesmo, desta feita nas instâncias internacionais

O New York Times avança na sua edição de hoje, na secção "Cape Verde Special Status Problems", que a cagarra Miquelina Fortes Évora de Pina Semedo natural do farol do Djéu dos Passo requereu na ONU (secção de ornitologia) o estatuto especial para aquel rotcha que tem nome oficial de Ilhéu dos Pássaros. 

Eis pois mais um obstáculo à regionalização que parece querer ser repetido por todo o Cabo Verde. No horizonte, perfila-se desde já o Ilhéu de Santa Maria que não quer ter nada a ver com a Praia e está prestes a proclamar a independência, segundo anuncia o mesmo jornal americano. Verifica-se assim que o problema de Santiago é bem maior que o de São Vicente, pois implica uma cisão inesperada na ilha. Santa Maria configurava-se até agora como a maior mina de Santiago, com dólares e ouro a jorrar por todo o lado. Parece no entanto que a medida foi contraproducente e já não será assim. Diz ainda o NYT que muitos cidadãos ingleses, amedrontados com o Brexit irão pedir nacionalidade Santamariense (o rochedo tomará o nome de República de Santa Maria), logo que a independência da Rotcha Casino seja proclamada.

7 comentários:

  1. Aliás, as fotos que o Arrozcatum publica fazem parte desta petição...
    Braça sem gaiola
    Zito

    ResponderEliminar
  2. Djack Juquim, (ê-sô-na-gôze)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yessssssssssssssssssssssssss, na Soncente, nós é assim!!!

      Braça anónima,
      Djack

      Eliminar
  3. Atenção, Mnis !!!
    Preparemos para criar uma associação "Pro-djeu-dos-passos" antes que apareça uma "pro" do de Santa Maria. Talvez algum candidato à Câmara prometa (mesmo sem dar) uma ajudinha.

    ResponderEliminar
  4. Vamos dar Estatuto Especial a todos os Ilhéus (habitantes das ilhas) de CV

    ResponderEliminar
  5. Eu resolvia este assunto num instante. Dava estatuto de especial a Cabo Verde e arrumava-se o assunto de uma vez...

    Braça legalista igualitária,
    Djack

    ResponderEliminar
  6. É isso mesmo, Djack! Um estatuto especial para todas as ilhas, ilhéus, lugares, tchadas, etc.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.