Há uma boa temporada que o Pd'B não organiza um concurso, pelo que a redacção decidiu hoje avançar com um. É literário e simples, com boas possibilidades de sucesso para quem gostar d'sgrovetá. Ei-lo:
Há dois escritores cabo-verdianos (podem ser um autor e uma autora, ou dois autores ou duas autoras) que escreveram dois livros (cada um o seu, claro) cujos títulos têm quase as mesmas iniciais. Só sairá vencedor quem disser os nomes dos dois autores e os títulos dos respectivos livros. Aqui ficam as iniciais dos títulos das obras.
Concurso aberto até amanhã pelas 22h00. Para a resposta ser válida, terão de responder assim:
Exemplo:
A Morte do meu Poeta - Germano Almeida
Caderno de um Ilhéu - Jorge Barbosa
Pista única: ambos os autores estão vivos (já é uma boa ajuda)
As iniciais são as seguintes:
CCL
CDL
Djack as iniciais incluem algum artigo no início? Por exemplo: "O Testamemto do Senhor Nepumoceno Araújo" ou simplesmente "Testamento do...."
ResponderEliminarCaro concorrente,
EliminarApós demorada consulta ao presidente executivo do CPB (Concursos do Praia de Bote), posso informar que as primeiras palavras de ambos os títulos são substantivos. Artigos não poderiam ser, pois não os há começados por "c".
Com os meus respeitosos cumprimentos e votos de sucesso,
Djosa de nha Bia, delegado dos CPB
Tens razão, Djack. Não os há a começar com "C". Eu é que perguntei mal, pois devia era ter questionado se o título está a omitir algum artigo.
ResponderEliminarAinda não descobri, apesar de já ter passado em revista inúmeras obras. O diacho é que a letra inicial "C" induz a supor que seja a palavra Cabo, pois há muitas publicações que começam com "Cabo Verde....".
Assim, por enquanto estou a navegar em águas turvas.
Quanto a esse Djosa, ele que não meta o bedelho onde não é chamado.
Mais uma ajuda. Nada de Cabos e muito menos de Verdes.
EliminarBraça
Djack
E ainda mais esta: os autores são sobejamente conhecidos.
EliminarBraça
Djack
Joaquim, eis as respostas:
ResponderEliminarContos Com Lavas... Ondina Ferreira
Coração De Lava.... José Luís Tavares
Meus queridos amigos: só hoje dei fé deste interessante concurso ...mas devo confessar que não chegaria lá. O vencedor, o Adriano é o maior! Ele é de longe o melhor do grupo. Há que reconhece-lo aqui e agora.
ResponderEliminarEu tenho andado fora da minha boa rotina e daí não ter "esgrovetado" este último concurso. Espero voltar, dentro em breve à boa leitura dos meus "Blogs" predilectos. Já tinha saudades!
Não sou nada o melhor, Ondina, ahahahah. É trabalhinho, é trabalhinho... Vou explicar como acertei. Estava precisamente com o seu livro nas mãos para confirmar o título de um dos contos, a fim de lhe enviar um mail a dar conta das minhas impressões sobre a obra, mail de que acusou recepção. Foi então que olhei para o título e vi que tinha na mão a resposta para o Djack. Simples coincidência, portanto. A seguir, lembrei-me de que o José Luís Tavares escreveu também um livro de poemas que tem a palavra Lava no título. E como o Djack tinha dito que havia semelhança nos títulos.... Enfim, sorte e coincidência.
ResponderEliminarDesejamos, de facto, o seu rápido regresso.