terça-feira, 4 de outubro de 2016

[2564] Praia de Bote continua a pulverizar records: este é o post 800 de 2016 (durante todo o ano passado lançámos "apenas" 600)


Para comemorar o "oitocentista" número, aqui fica um anúncio de Março de 1909 do jornal  republicano "Espectro", de São Vicente. Eram outros são-vicentinos, eram outras gentes, de grande fibra, que não vergava e dizia o que tinha a dizer!

5 comentários:

  1. Parabéns aos que trabalham (e aos que dão a cara)
    Boa sorte !!!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de entender o percurso entre "dispotismo" e "despotismo"...
    Braça confuso
    Zito

    ResponderEliminar
  3. Gralha devida a leituras italianas, decerto, erro puro ou sequência lógica da língua como em pharmacia/farmácia. Por via das dúvidas, acho bem o Zito fazer uma visita ao 18-2-8 e falar para o além com o nosso mestre Baltasar. Esse é que sabe esclarecer questões desta natureza.

    Braça com i ou com e,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Djack, eles aparecem mas continuam lamentavelmente silenciosos. E tanto jeito dariam para animar este blogue, assim como o Arrozcatum!
    Quanto ao cartaz de apelo republicano, é a História que nos mostra que o povo fez orelhas mouca ao dito. Em Portugal como em todo o império, mas sobretudo em Portugal, de onde partiam os exemplos e os impulsos, os bons, os maus, ou a ausência deles. Ontem como hoje, continua tudo na mesma, em todos os pontos do antigo império. Sem ponta de remendo.
    Quanto a "dispotismo", se calhar naquele tempo a grafia era essa. Ou foi já uma influência prematura do ALUPEC, com influência da vocalização santiaguense?

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.