quinta-feira, 13 de outubro de 2016

[2638] Marcelino Vespeira, autor da capa da 1.ª edição de "Os Flagelados do Vento Leste", de Manuel Lopes (ver post 2635)

Pois é, é ele mesmo, Marcelino Vespeira (1925-2002), pintor surrealista português (embora também se tenha movido em terrenos neo-realistas e do abstraccionismo) dos mais cotados em Portugal, cuja biografia se pode ver AQUI. E autor da capa de um dos marcos da literatura clássica cab-verdiana, este "Os Flagelados do Vento Leste", de Manuel Lopes. A editora foi a portuguesa Ulisseia, que o inseriu na Colecção Atlântida e o publicou em 1960 (alguma biografia de Manuel Lopes dá a data de 1959, de escrita e não de publicação). Este foi o 10.º da ordem, depois dos de nomes sonantes como Castro Soromenho, Graciliano Ramos, Camilo José Cela, Manuel da Fonseca, Vergílio Ferrreira ou David Mourão-Ferreira. Algo de muito especial, mesmo muito especial... Entrou hoje!


3 comentários:

  1. Agora sim. Lembro-me que não faz muito este as foi aqui citado mas não fixei o nome. O gesto de não permitir que as pessoas sejam esquecidas é louvàvel. Apoio.
    Braça

    ResponderEliminar
  2. Importante lembrança, Djack. Confesso que não o conhecia ou, se acaso li qualquer coisa sobre ele, o registo desvaneceu-se.

    ResponderEliminar
  3. Prazer em conhecer...
    Braça póstumo
    Zito

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.