A Afrosondagem, delegou na AMES (Associação de Mulheres Empresárias de Santiago), o papel de gestora das questões ligadas ao Selo Morabeza, sendo que a Afrosondagem irá ficar com a parte da produção do inquérito.
Assim, pelo sétimo ano consecutivo serão anunciados os resultados do “Selo Morabeza” atribuído às marcas, personalidades e profissões em quem os cabo-verdianos mais confiam.
O inquérito está a decorrer com entrevistas cara-a-cara nos centros urbanos de Santo Antão, de S. Vicente, Sal, Fogo, Praia e interior de Santiago.
Os resultados irão permitir às empresas afinarem as suas estratégias empresariais visando a divulgação/afirmação das suas marcas.
O presente estudo “Selo Morabeza”, contribui para lançar algumas luzes sobre em quem os cabo-verdianos confiam, permitindo que um conjunto de profissionais/empresas utilizem essas informações como ferramentas de trabalho no seu dia-a-dia.
Pela primeira vez este ano o turismo fará parte das categorias do Selo Morabeza.
1. Qual a Metodologia utilizada no estudo “Selo Morabeza”?
A metodologia do estudo “Selo Morabeza” retoma a prática relativamente recente de medição dos níveis de confiança e preferência dos consumidores por marcas, personalidades e profissões, permitindo a decisores e a consumidores, decisões informadas. A metodologia foi adaptada para Cabo Verde e inclui itens que fazem parte de estudos como a marca de confiança, marca preferida, marca mais valiosa, confiança na comunidade, entre outros.
A única pergunta que se faz ao inquerido é (para determinada categoria), qual é a sua preferência?
Todas as respostas são espontâneas,
É importante informar que o inquérito não faz nenhum tipo de filtro que leve o consumidor a optar por uma ou outra marca.
Existem essencialmente 3 blocos de pergunta: 1) Marcas; 2) Profissões e 3) Personalidades de destaque. Para além disso existe uma pergunta inicial sobre qual a marca da sua confiança.
São realizadas entrevistas apenas nos meios urbanos dos concelhos de Ribeira Grande e Porto Novo em Santo Antão, São Vicente, Sal, Tarrafal, Santa Catarina de Santiago, Santa Cruz e Praia em Santiago e São Filipe.
2. Quais as categorias contempladas no “Selo Morabeza”?
Água de mesa; Cervejas; Cafés; Aguardentes; Refrigerantes; Bancos; Seguradoras; Imobiliárias; Construção civil; Supermercados; Telecomunicações; Comercialização de combustíveis; Stand de automóveis; Instituição pública; Universidades; Comunicações (rádio, televisão, jornais online, jornais impressos); Transportes aéreos; Gastronomia; Locais mais visitados; Personalidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.