NOTA de MAR que acompanhou as imagens:
Aproveito para te enviar estas fotos. Em Agosto na minha volta habitual pelo Chiado comprei numa das antigas livrarias este importante e precioso livro após aturada busca sobre o que poderia haver de interessante. Este era o último de uma infindável prateleira. Trata-se de uma tentativa de descortinar os verdadeiros descobridores das ilhas. Muita polémica têm corrido desde então sobre este tema. Mas o livro traz muitas cartas antigas de Valentin Fernandes e melhor, onde elas estão pelos melhores museus da Europa. Tema que provavelmente interessará ao Munaia.
NOTA do Pd'b sobre Abel Fontoura da Costa, ver AQUI
NOTA do Pd'b sobre Abel Fontoura da Costa, ver AQUI
Parece tratar-se de um documento e pêras!
ResponderEliminarUm achado histórico bom que confirma os três nomes dos descobridores que aprendemos na escola. Embora com disputa de primazia entre eles. Também aprendemos que por vezes, era o rei, para quem lhe "caísse mais no goto" quem a atribuía e doava, a paternidade da descoberta das terras de além-mar. No caso de Cabo Verde os 3 nomes sempre vieram mencionados na História de Portugal. Houve épocas em que se inclinou mais para António de Noli, outras, em que o descobridor oficial foi Diogo Gomes. Luiz de Cadamosto acompanhou sempre e em segundo lugar, a dupla com Noli.
ResponderEliminarApontamentos (documentos) que não podem ser contrariados pelos auto proclamados "spisialistas".
ResponderEliminarUma preciosidade de documento, não haja dúvidas.
ResponderEliminarDocumento Histórico
ResponderEliminarGrande achado e, pode crer, interessa-me muito. Um dos sinais dessea polemica autoria do descobrimento de CV é o facto da terra (Rib Grande-Santiago) ter sido atribuída a Da Noli, mas a estatua de Diogo Gomes é q foi erigida na Praia.
ResponderEliminarMeus Caros, poderei enviar, por correio registado, ao Djack o livro para que ele escaneie (será que já "providenciei" um verbo) ou fotocopie da melhor forma que puder as páginas que interessarem. O manancial de informações é precioso e com boas fontes de referencias. Depois numa passagem por Lisboa poderei recuperar o livro. Djack podes me enviar o teu endereço para to enviar? Abraços. Manuel
ResponderEliminarCombinado!
EliminarO endereço seguirá daqui a nada, por correio electrónico. E será feita um bloco especial do Praia de Bote sobre o assunto. Toda a gente terá acesso ao book, com a qualidade habitual das edições Praia de Bote...
Por outro lado, com o livro na minha posse como refém, terei a certeza de te caçar para almoçarada prometida.
Braça,
Djack