domingo, 8 de janeiro de 2017

[2794] Museus de Cabo Verde e a sua autonomia

Ver AQUI
Museu do Mar, Mindelo, São Vicente

7 comentários:

  1. Será da minha vista, ou já se notam sinais de degradação no edifício?
    Zito

    ResponderEliminar
  2. Primeiro que tudo: uma gargalhada de grande alegria por ver o Zito de regresso a esta sua segunda casa internacional, o Pd'B, pois a primeira é como sabemos o Ac'A. Uma grande alegria, mesmo.

    Segundo: a degradação é óbvia e a fotografia já tem... três anos. É o que acontece nos arrabaldes, quando não há mão forte que o impeça... alguidares de peixe, o assento de uma cadeira velha, sinais de cartazes colados e tinta que vai caindo sem que a substituam... a culpa é da solteirona que já morreu, como sempre...

    Terceiro: todas as fotos poderão ser ampliadas para o seu tamanho original, clicando nas mesmas.

    Braça d'ratchá osse para o nosso regressado,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Ao citarem os museus existentes não mencionaram o nome deste, que é de grande simbolismo para Cabo Verde inteiro.
    Uma terra (nomeadamente a cidade de Mindelo), sem um museu relativo à Emigração é de confrangedor. Compreende-se que não tenham pràtica (saber) mas nada (ou pouco) custa procurar quando se tem inteligência e, sobretudo, vontade e humildade.
    Lançando um apelo urbi et orbi muitos cederiam algum material que não sabem o que fazer.

    ResponderEliminar
  4. Amigos não fez sentido ter reabilitado a réplica da Torre de Belém, sem ter reabilitado a área circundante que continua a ser uma área degrada (faz-se necessidades fisiológicas etc). Aqui a culpa é da CMSV já que o Estado não existe para a ilha. Eu sempre achei que a área da Praia de Bote tem tremendas potencuialidades para uma grande Requalificação e se Mindelo pudesse mudar de rosto começar-se-ia por aí. Mas o caminho da decadência e da degradação parece inexorável. Mindelo e SVicente cosmopolitos edesenvolvidos ficarão nos nossos sonhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Exageros" a mais não fica bem. Os tempos do velho "Caizinhu" já la vão. Admito que ainda falta alguma requalificação por fazer, mas deve-se reconhecer que aquela zona baixa da cidade tem merecido grande atenção dos diversos puderes que tem governado São Vicente nos últimos tempos.
      Por outro lado existem determinadas características que são próprias daquele local em particular sem ao qual nada se pode fazer. Posso provar que é na rua do Praia de Bote, mesmo ao lado do mercado de peixe que se localiza um dos mais limpos e funcionais Sanitários com Balneários para ambos os sexos da cidade do Mindelo.

      Eliminar
  5. Começamos com amadores e continuamos com "influidos" que so palreiam nas vésperas de eleições.

    ResponderEliminar
  6. Sim, é verdade, Zeca Soares, mas aquela zona da "Cuptania" e ruas que para lá confluem está a precisar de uma grande reabilitação.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.