sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

[2857] Cabo Verde pede apoio para a elevação do Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial

E Praia de Bote apoia! Como já apoiámos a bem sucedida elevação da Ribeira Grande de Santiago ao mesmo galardão. A propósito, aqui fica uma notícia de Maio de 1936 (expedida da origem a 24 de Abril desse ano...), de muito má memória. Mas, sem memória, que seria da História?
Ver AQUI

2 comentários:

  1. Lembrar para refrescar a memória e/ou ensinar aos mais jovens cujas mentes não estão preparadas par absorver o passado histórico em geral e nacional em particular é um dever que cabe aos mais ilustres, sensíveis e honestos que decidem a cooperar na transmissão da realidade e de ideias que se coadunam com o ilhéu. Ê um dos pontos deste dedicado sitio, facto que nunca deixei de apreciar.
    Espero que PdB continue livremente (livre, é seu lema) a trazer-nos factos e fotos, devendo todavia avisar que nem tudo é caso para solicitações à UNESCO.
    Ao "Mindelo sempre" e aos mais assíduos
    Braças e mantenhas

    ResponderEliminar
  2. Bem, o Campo de Concentração do Tarrafal deve ser o único, do seu modelo, criado nos trópicos por um país europeu para enjaular presos políticos. Não creio que àquela data outro similar tenha sido construído nas latitudes tropicais. Assim sendo, por que não considerá-lo património mundial? Para que o mundo tenha sempre na memória o rosto medonho da violência e da repressão da liberdade de pensar.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.