Sim, já sabemos que se vê mal... Mas há algumas possibilidades de acerto. Algumas... Por outro lado, não temos a certeza do local onde eles se encontram. Praça Nova ou Pracinha d'Igreja? Há ainda alguma possibilidade de haver engano na indicação que temos (razoavelmente fiável) e ser afinal na Praia, na Praça do Albuquerque.
Os postos são, respectivamente, e da esquerda para a direita, segundo-tenente e guarda-marinha. O sítio é mesmo a praça do centro do platôt na Praia.
ResponderEliminarDe modo nenhum, meu velho. Lembra-te de que as palas dos bonés não apresentam sinais de filete dourado e que as fivelas de cintos não brilham nem apresentam aberturas. As dos oficiais apresentavam e acho que ainda apresentam recortes, vendo-se o tecido das calças através delas - o que não sucede aqui...
EliminarBraça enigmático,
Djack
E mais uma: os sapatos, aqui são pretos. Oficial da Armada usa sapatinho branco...
EliminarBraça com sapateado,
Djack
E ainda mais esta: faltam os óculos dos galões como é uso na Armada.
EliminarBraça ocular,
Djack
Djack, tens razão, rapaz. Então só podem ser da classe de sargentos, mas não consigo distinguir. De facto, estava a achar o suposto guarda-marinha com idade a mais para o posto. A distância a que estão também não ajuda.
ResponderEliminarAfinal, o passeio deles é na Praia ou não?
1 - A indicação que tenho é que estão em São Vicente. Mas analisei a imagem e fiquei cheio de dúvidas. Não sou capaz de ter uma certeza.
Eliminar2 - A verdade é que não são oficiais nem sargentos. Para serem sargentos teriam de ter no mínimo três divisas, no máximo, quatro. Ora um tem uma e o outro duas. Que serão eles, então?... Pensai, visitantes pensai!...
Braça mais uma vez enigmático,
Djack
Djack, praças não devem ser porque não usam boné de pala.O que serão então? Que são da nossa Armada, parece.
ResponderEliminarQuanto ao local, parece ser Praia.
Caro Adriano, bateste no ponto certo: a questão dos bonés de pala. Enquanto que no Exército e Força Aérea só soldados e cabos das bandas dos ramos podem utilizar boné de pala, na Marinha, para além dos elementos (marinheiros e cabos) da Banda da Armada os despenseiros também usam (ou usavam, até aos anos 70/80, altura em que estava mais próximo da briosa naval) boné de pala.
EliminarAssim, o elemento da direita que leva na mão um melão ou uma papaia é quase de certeza marinheiro despenseiro (pode também ser cozinheiro, especialidade que acho que também usava boné de pala, embora aqui sob reserva minha); o outro parece cabo, mas também pode ser sargento, pois não se consegue perceber tão bem o posto como o do colega. Mesmo assim, a insígnia do ombro do lado do jardim parece brilhar, o que pode indicar ser sargento.
Enfim, o que interessa é que na Armada há mais bonés de pala que os dos oficiais e sargentos.
Se houver um visitante que saiba mais do que eu, ficarei muito agradecido por emendas ao que escrevi.
Braça com mar chão,
Djack
Surgiu.me também a hipótese de serem faroleiros, mas provavelmente não é o caso.
EliminarAqui... fico calado. Ê melhor
ResponderEliminarAqui... não fico calado: ( nem que diga asneira)
ResponderEliminarSão dois marinheiros espanhois do navio escola : Juan Sebastian de El Cano
... Se calhar já fui pelo cano....No Platô da Capital da República ( 1963)
Será que o Artur já desvendou tudo? Aquilo parece mesmo o Platôt da Praia, a praça central que lá existe.
ResponderEliminarEsta foto faz parte de um conjunto de três com gente portuguesa e uma cópia de nau atracada ao cais acostável. Como numa das fotos o tenista está na Praia, estes também podem estar ali, embora a versão lida seja que estão em São Vicente.
EliminarFaroleiros, de modo nenhum. Os faroleiros de Cabo Verde... eram cabo-verdianos. Um deles foi um grande amigo, António Livramento, que nos anos 80 encontrei num autocarro na zona do Laranjeiro (Almada) prestes a desfalecer (uma quebra de tensão) e levei amparado em mim a uma clínica em Miratejo, onde depois chamei a esposa e a filha. Um reencontro inesperado e providencial. Em "Capitania" falo dele. E os faroleiros cabo-verdianos vestiam calça de cotim cinzento e jamais calções.
Mantenho portanto o que antes disse, com elevado grau de certeza: são portugueses da Metrópole e o da direita despenseiro ou cozinheiro.
Braça certezal,
Djack
Repito, nunca vi um marinheiro, polícia-marítimo, piloto ou faroleiro cabo-verdiano de calções.
EliminarEra pessoal selecto, que não gostava dessas liberdades.
Braça calçuda,
Djack
Mas o local parece ser mesmo a praça do Platô. Da Praça Nova não tem nada, e Praça estrela também não.
ResponderEliminarAcente: -
ResponderEliminar"Os uniformes de verão são brancos e com sapatos pretos nas classes de Sargentos e Praças.
Os sapatos brancos fazem parte do uniforme dos oficiais"
Assim dito: Temos dois Sargentos
Confirmação: - Serviço de Comunicação e Relações Públicas da Marinha.
Caro Mendes, conforme eu disse em comentário anterior, só pode ser na melhor das hipóteses UM sargento (o da esquerda e é se for...); o da direita é praça, em princípio equivalente a marinheiro, pois só tem uma divisa - que no caso se vê perfeitamente. Repito também que os despenseiros e talvez também os cozinheiros usam boné de pala, mesmo sendo praças.
EliminarQuanto aos sapatos, eu também já tinha dito isso antes.
Braça marinheiro/sapateado,
Djack
Desculpem a omissão no comebtário anterior:
ResponderEliminar"Confirma-se tratar-se da Praça A. Albuquerque - na cidade da Praia.
Mantenha
Dos Mares
Quanto à praça, e com as confirmações do Adriano e do Mendes (eu coloquei logo a dúvida de início, embora a referência escrita da foto indique São Vicente), aceito perfeitamente que será a Praça do Albuquerque no plateau/platô da Praia.
EliminarBraça toponímico,
Djack