segunda-feira, 24 de abril de 2017

[2935] Em São Vicente, também há agricultura: a feira agrícola do Calhau

3 comentários:

  1. Só umas breves palavrinhas para saudar esta iniciativa. Gosto muito do Calhau e oxalá a iniciativa se mantenha e se alargue.

    ResponderEliminar
  2. Jà era tempo !!!
    Apesar da sua aridez, SonCente sempre teve no seu interior lugares que produziam frescos para o consumo interno. Lembro-me especialmente de Nhô Zizim de Lameirão, de Nhô Vital no Passarão e de outros mais cujos nomes não me ocorrem neste momento. Essa gente ganhava a vida com os seus produtos.
    Quanto ao Calhau, lembro-me da horta da Familia Matos que era para consumo pessoal para logo ser também para o geral.
    Nesse tempo havia sobretudo Nha Camila de Café Cantante e o Sr. João Sapateiro na Ribeira de Julião.
    Lembro-me ainda de Nhô César Gil (Césa d'Cabeça pelada) que vendia tâmaras e amêndoas no lugar onde existiu (existia?) o Café Lisboa.
    Agora aperece uma Feira no Calhu. Que coisa mais maravilhosa nos tràs o Praia de Bote...
    Ubrigadim !

    ResponderEliminar
  3. "EM S.VICENTE TAMBÉM HÁ AGRICULTURA"...
    Há E HOUVE!

    "Fonte Francês ou Fonte do Francês, é uma linda herdade, a um quilómetro da cidade do Mindelo, Sam Vicente, propriedade do nosso amigo sr. Dr. José Augusto Ferro.
    Está admiravelmente situada: possui três poços para irrigação, um campo para "tennis" e lindas plantações de coqueiros e tamareiros.
    É,a Fonte Francês, uma bonita propriedade onde a élite da sociedade mindelense, costuma, frequentemente, reunir-se em deliciosas partidas de recreio..." (Isto há 104 anos)!
    ....

    Quanto à Agricultura do Calhau, desejo ardentemente que, com ajuda das novas tecnologias, possa ser um excelente polo de fertilidade agrícola e de trabalho... Bem haja. Havendo vontade e iniciativa nada é impossível... " As melhores laranjas do mundo são colhidas no deserto de Israel"...

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.