domingo, 29 de outubro de 2017

[3226] Resultado do 1.º concurso da 2.ª série do Pd'B que terminou sem vencedor (post 3223)

O Concurso: Ver AQUI

A resposta ao concurso era relativamente fácil, pela palavra inicial que se podia ver e pelo grande espaço anterior ao "Ld.ª" (que inevitavelmente levaria mais que uma palavra). Pois era a EMPRESA DE CONSERVAS ULTRA, Ld.ª, da Boavista. A empresa tinha fábricas em Sal-Rei (Boavista) e no Tarrafal (Santiago) e era associada da Atlântida da Praia (Santiago). Teve sede na Rua da Madalena, 119 - 1.º, Lisboa, como se pode ver no envelope, mas também na Travessa do Almada, 20 - 2.º Dt.º. Terminou ingloriamente em anos recentes mas para além de ter ficado na memória das gentes de Cabo Verde repousa nos livros de Germano Almeida "Estórias Contadas" (texto "Uma Forma de Identidade Africana") e "A Ilha Fantástica" (pelo menos nestes dois, que nos lembremos). Reproduzimos um documento de 1955 (Génova, Itália), exemplificativo da dinâmica internacional desta fábrica conserveira. Mais uma vez, um agradecimento ao infatigável Adriano Lima pela participação. Ao contrário dele, havia 4.187.635 pessoas que sabiam a resposta mas não participaram...

2 comentários:

  1. Pronto, está esclarecido, Djack. Obrigado pelo "infatigável". Eu tentei mas não consegui. Pena é ter havido visitas e ninguém se ter manifestado.
    Pode à primeira vista não parecer, mas estes concursos do PdB permite-nos ir ao fundo da memória e aí empreender umas buscas que ajudam a reabilitar o conhecimento de coisas antigas da nossa terra. Mesmo que não se acerte no objecto do concurso, o facto de andar à procura exercita a mente e vêm à tona outros registos que já estavam quase apagados.

    ResponderEliminar
  2. Nessa altura jà tinha mais de dez anos fora e, curiosamente, onde estava, barafustava por comprar latinhas de 250 gramas de atum por uma fortuna. A raiva era por saber que o atum pescado nas nossas àguas era enviado em latas de 5 Kg, reexpedido e vendido por preço de caviar.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.