O blogue Praia de Bote faz uma pausa até ao dia 16, para propaganda e divulgação do espectáculo em Lisboa do nosso amigo cantautor Miguel Ángel Gómez Naharro, trovador da Extremadura espanhola. O concerto terá lugar no Bar Irreal (ver AQUI), Rua do Poço dos Negros, 59, no dia 16 de Março, pelas 22h00. Eis aqui alguns dados biográficos deste singular artista, adaptados da Wikipedia
Biografia
Nasceu em 1953, em Casas de Miravete, Cáceres, España. Reside na cidade de Mérida.
Cantautor folk, ex-professor do ensino secundário no Centro Federico García Lorca (de que foi director).
Até 2015 publicou sete obras: três CD, três livros-CD e um CD de compilação.
En 2004 publicou o seu primeiro livro-CD, "Canciones lusitanas", em que musicou 10 poesías de poetas estremenhos e portugueses. Para isso, contou com a ajuda do Gabinete de Iniciativas Transfronterizas da Junta de Extremadura. Dois anos depois, realizou outro livro-CD, intitulado "Canciones guerrilleras", com hinos revolucionários do século XX. E em 2010 publicou um terceiro livro-CD, editado pela Asamblea de Extremadura, no qual compilou 23 poesías musicadas, escritas em diferentes línguas da Península Ibérica. Em 2015 participou no congresso "Cantautaria" sobre a canção de autor en Espanha.
Discografía
Paseo literario por Extremadura (1992)
Paseo Hispánico. Poetas del siglo XII al XX (1995)
Vida (2001)
Canciones lusitanas (2004)
Canciones guerrilleras (2006)
Gómez Naharro. Antología (2010)
Vejo um espectàculo simpàtico num ambiente cheio de calor, fazendo-me lembrar o imenso Jùlio de Sousa na sua "boite" de grande intimidade. Uma das mais profundas lembranças da minha chegada a Lisboa pela primeira vez, guiada por uma jornalista francesa (estilo maria-rapaz) que so não nasceu em Portugal.
ResponderEliminar