sexta-feira, 23 de março de 2018

[3654] Quando o Mindelo esteve quase, quase... era 1838 e até em França se dizia...


11 comentários:

  1. Alguma coisa de estranho aconteceu para que esse Decreto Real nunca tivesse sido aplicado!
    Isto não é uma blague como se diz em bom francês.

    ResponderEliminar
  2. A historia mais completa que li sobre a ilha de S.Vicente :
    Evolução da estrutura urbana da Cidade do Mindelo/IST
    ( Instituto Superior Técnico) em PDF.vale a pena ler "acho eu de que"!

    ResponderEliminar
  3. Este documento esta' "tronqué". Os liberais portugueses comandados por D.Pedro não desembarcaram em Mindelo em São Vicente em 1832 ma sim no Mindelo, na regiao do Porto-Portugal. Aliàs não é a primeiravez que se faz esta confusão. Em 1975 o Jean de Beer, no seu proprio "La France Contemporaine" fazia a mesma confusão. O nome do Mindelo em São Vicente é uma homenagem ao Mindelo na regiao do Porto Portugal e primeiro foi Vila de Mindelo em 1858 e somente em 1879, quando contava 3 300 habitantes, foi levada à cetegoria de cidade. Quanto à transferencia da capital da Praia para São Vicente na verdade houve um decreto de 11 de Novembro de 1838 a ordenar a transferencia da capital para São Vicente e não para Mindelo -São Vicente que ainda não existia. O seu a seu dono.

    ResponderEliminar
  4. Luiz o que o texto quer dizer é que o desembarque das tropas portuguesas aconteceu em Mindello, cidade com o mesmo nome, obviamente em Portugal. O jornal é que não achou relevante trazer esta informação para o público francês, pois nesta altura era óbvio que se tratava de Mindello no Norte de Portugal. Mas se leres com atenção notarás que especificou que o Mindello, sita na ilha de S. Vicente, seria a capital de Cabo Verde. Portanto subente-se que o desembarque foi em Mindello no Norte de Portugal.
    De todo modo o relevante desta inforrmação é que Mindello fora promovido a capital de cabo Verde.
    Não vejo aqui dúvidas.

    ResponderEliminar
  5. Para além disso se Mindelo ainda não existia como é que um conceituado jornal francês em 1838 podia ter escrito que Mindelo em S. Vicente de Cabo Verdwe seria a nova Capital de Cabo Verde. De resto a cidade praticamente já existia pois chamava-se Vila Leopoldina.

    ResponderEliminar
  6. José: os jornalistas também podem errar. A data da elevaçao da aldeia Dona Leopoldina à vila de Mindelo é de 1938;( ver Manuel Lopes,in Coloquios Cabo-verdianos e ainda Manuel Ramos (Nena) teu sôgro. Penso que se refaria à vila do Mindelo, oficializada em 1938 e nao à cidade do Mindelo elevada a esta categoria em 1878 que é também uma data importante em Cabo Verde que é da aboliçao da escravatura (ver Antonio Carreira). A historia faz-se com documentos e confio nisso. Andam a confundir e os franceses também como aconteceu com o Jean de Beer que D.Pedro desenbarcou em Mindelo-Sao Vicente e nao no Mindelo-regiao do Porto depois da sua partida dos Açores com o seu grupo liberal. Como disse foi em 1838 que a vila dona <Leopoldina (mais uma vez consulte o Nena) tomou o nome de Vila do Mindelo. Mas a data do jornal francês pode ser posterior ou seja meses depois da elevaçao da Vila Leopoldina a Vila do MIndelo.

    ResponderEliminar
  7. Luz este debate não tem lugar é óbvio que se que se tratava do desembarque em Mindello no Norte de Portugal. Outro assunto é a a capital de Cabo Verde a Mindelo em 1938 por decreto real. Disso não há dúvidas. O resto pode ser importante noutros foros, não vem para o debate aqui. Ou seja concluindo da notícia Mindello é capital de Cabo Verde desde 1838.
    Repara que não faço questão que isso tivesse realmente acontecido já que escrevi " Se o Decreto tivesse sido aplicado não seria um favor, pelo contrário teria rendido um grande favor a Cabo Verde!!
    Mas Deus é que sabe o que fez, pois hoje se tivesse seguido o caminho da Capital, a ilha estaria a rebentar pelas costuras ."

    ResponderEliminar
  8. O ultimo decreto da transferencia da capital da cidade da Praia para a cidade do Mindelo é de 1921. Aliàs Eugenio Tavares que iria viver em Mindelo em 1923, onde entregou o facho da morna ao B.Leza apoiou esta inciativa. Devido a situaçao economica de Santiago nunca houve a transferencia da capital para Sao Vicente. Isto esta' no
    boletim oficial de 1921.

    ResponderEliminar
  9. Sim Luiz talvez tenha havido vários decretos e O ultimo decreto da transferencia da capital da cidade da Praia para a cidade do Mindelo pode datar de 1921.
    Embora não faça questão que isso tenha acontecido (felizmente que nunca chegou a acontecer e não desejo a Mindelo que tenha a má fortuna da Praia) fico por perceber a razão para a não efectivação deste decreto. Já li muita coisa sobre isso mas nenhuma me satisfez. Mas Deus é que sabe o que fez, escrever direito por linhas tortas, a linha tanto entortou que nunca aconteceu.

    ResponderEliminar
  10. Muito interessante, o artigo e os comentários, que me ajudam a conhecer um pouco mais do passado da "minha ilha"!

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.