quinta-feira, 29 de março de 2018

[3670] Uli uns mnis ta brincá c'sês carrim d'lata e madêra...

Neste caso, conhecemos pessoalmente o destinatário, poeta português alentejano residente em Almada. O postal foi-lhe remetido do Paul de Santo Antão, em 8 de janeiro de 1980. Uma bela imagem, demonstrativa do engenho de quem não tem brinquedos de loja e os fabrica com imaginação, em madeira, lata e arame. NOTA: Entretanto, substitui no título "mnine" por "mnis" que acho que é mais correcto. Se alguém achar o meu crioulo meio farrusco, agradeço que mo diga. Só assim se melhora.

3 comentários:

  1. A foto deve ser dos anos 40 do século passado. A casa na colina pertencia a ingleses de uma das companhias carvoeiras. Durante muitos anos foi residência de um inglês (Charles, Carlasse em crioulo) casado com uma portuguesa (Armanda). Os meninos estão na Pedra Rolada pelos lados da casa da Familia Sena.

    ResponderEliminar
  2. Val, as roupas destes "mnis" não é dos anos 40. Mas é natural que a casa remonte aos anos 40. Eu também fabriquei brinquedos destes na minha meninice, mas virava-me mais para navios. Lembro-me ter feito um com um motor de uma corda de relógio.

    ResponderEliminar
  3. A foto deve ser dos anos 80 e é tirado perto do Atelier-mar na Matiota donde deve ser originários estes brinquedos. A casa apesar de muitos empreendimentos imobiliário ao lado ela ainda resiste, e o seu ultimo inclino se a memória não me falha foi o Sr, Pias

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.