terça-feira, 10 de abril de 2018

[3691] Descoberta a estranha origem dos problemas de Djosa de nha Bia

O nosso muito conhecido Djosa de nha Bia, mindelense afecto aos vapores do grogue e fraquíssimo empregado da sede do Pd'B sita na Rua de Coco (já tem 48 faltas injustificadas em 2018), está farto de ser insultado neste blogue. É um facto. Mas com a descoberta deste filme (comprado por nós numa barraca de mandjaco na Praça Estrela) feito em 1958 pelo pai, Sr. Nhelas d'Matiota, na casa de família, então na Rua de Matijin, percebe-se agora o motivo pelo qual desde tenra idade o pobre infeliz nunca mais regulou bem da cabeça. Disse-nos uma antiga serviçal ainda viva, Julieta "Letinha" Lima Fortes, que conta agora 105 anos e reside na Rua de Craca, que o Djosa, ao ouvir a morna "Nha bida é um roda", se sentava em cima do disco e ali ficava todo o santo dia a girar, a girar, a girar. Pede-se portanto, sobretudo ao nosso amigo Adri que deixe de gozar com o pobre homem que só no grogue encontra possibilidade de regressar às vivências da sua mninença. Temos dito!...

1 comentário:

  1. Ah-ah-ah-ah...Djack, o Djosa faz das suas mas nunca imaginou que um dia haveria de passar por tratos de polé nas mãos de um antigo menino que morou na Cuptania.
    Mas esta da roda que gira na sua cabeça tem ainda outra origem. É que por alturas de Sanjom, em que a meninada entra no frenesim diabólico do jogo de pião, o Djosa costumava ir à oficina de carpintaria de nho Jom Teca, na Fonte Cónego, utilizar o torno da casa para fazer uma ctchada de piões. O gajo, abusador por natureza que é, só deixava o torno depois de encher de piões o saco que levava, porque o que ele queria era vendê-los entre a meninada para arranjar dinheiro para grogue. Só que foi assim que mais se lhe agravou a síndrome de cabeça à roda. Tanto que, quando aparecia a vender o produto, a cabeça ainda girava continuamente e sem parar. Os meninos gozavam com isso mas ele pouco se importava, pois o que queria era que eles largassem os 5 tostões por cada pião.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.