quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

[3856] O inolvidável "Ernestina", quando ainda se chamava "Effie M. Morrisey", num filme de 1947

Relembrando o post 1722 Ver AQUI

Agradecemos a simpatia da divulgação à amiga Waltraud "Traudi" Coli, antropóloga, tripulante e estudiosa do "Ernestina", um dos mais amados veleiros de Cabo Verde, salvo pela oferta do governo cabo-verdiano aos Estados Unidos da América. Neste momento, está na doca, em reparos. O fabuloso filme que veremos retrata um momento em que ainda não pertencia a Henrique Mendes e ainda se denominava "Effie M. Morrissey". É esta a nossa prenda de Natal aos nossos visitantes e em especial aos nossos colaboradores e comentadores. Eis o texto que acompanha o filme, traduzido para português.

Este filme clássico de 1947 documenta a saída da escuna "Effie M. Morrisey" do porto de Nova York para uma expedição de seis meses na Mystery Coast da Groenlândia. Veja o navio navegando entre enormes icebergs e trenós puxados por cães, focas, morsas e baleias em acção. O navio tinha mais de 200 cães huskies a bordo! A vida com os esquimós e como eles caçavam e arpoavam por comida são apresentados. O "Effie M. Morrisey" também viu acção na Segunda Guerra Mundial. Acabou por mudar de mãos e foi renomeado "Ernestina" e transformado em um navio de carga e passageiros cabo-verdiano, trazendo imigrantes para os EUA, especialmente para New Bedford, MA. A "Ernestina" é designada pelo Departamento do Interior como um marco histórico nacional. Originalmente construída no James and Tarr Yard em Essex, Massachusetts, e lançada ao mar no 1º de fevereiro de 1894 como "Effie M. Morrissey", navegou ao longo dos séculos para se tornar numa das seis escunas remanescentes construídas por Essex. O navio agora é preservado como museu flutuante, atracado em New Bedford. Filme restaurado por M. L. Baron.

Amplie (maximize) o filme, para o poder apreciar em toda a sua plenitude (no quadradinho do canto inferior direito).

2 comentários:

  1. Entre os grandes, foi estrela entre os navios do Arquipélago.

    ResponderEliminar
  2. Tem piada, pus um comentário a dizer que ia ver o filme e que a coisa prometia. O comentário não apareceu mas já vi o filme e apreciei. O que estranhei foi ver o bordo do navio baixinho com a ondulação a bater ao lado.

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.