sábado, 16 de fevereiro de 2019

[4078] Uma nota com imagem de autoria conhecida...

UMA HISTÓRIA QUE TEM QUE SE LHE DIGA E METE UMA NOTA DE 200$00 DO BANCO DE CABO VERDE, O MÉDICO E ESCRITOR HENRIQUE TEIXEIRA DE SOUSA (este, sem culpa nenhuma) E UMA FOTO DE JOAQUIM SAIAL, COPIADA SEM PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO


1 - Em 22 de Novembro de 2005, pouco antes da sua inesperada morte, Henrique Teixeira de Sousa foi homenageado pela Associação dos Antigos Alunos do Ensino Secundário de Cabo Verde (Lisboa) com um almoço em Algés, no Restaurante Caravela de Ouro. Nesse dia, o autor deste blogue tirou-lhe várias fotografias, uma das quais esta, em que está com o filho Aníbal Orlando (nosso amigo e colega de turma do Liceu Gil Eanes, de São Vicente) e o coronel Adriano Miranda Lima, com quem o autor de "Ilhéu de Contenda" trocou correspondência.

2 - Em 1 de Setembro de 2011, no post 102 do Praia de Bote (Ver AQUI) publicámos essa fotografia, embora então sem a figura do nosso amigo Aníbal, pois não vinha ao caso relativamente ao conteúdo do post.3 - Em 2015, as notas à época em vigor em Cabo Verde são substituídas por outras, com efígies de figuras de relevo da cultura do país. Entre elas, Henrique Teixeira de Sousa, na nova cédula de 200$00. Repare-se na foto colorida, compare-se com a de cima e tirem-se as devidas ilações...

4 - É claro que há muito sabíamos disto mas preferimos até agora não abordar publicamente o facto, em memória de Teixeira de Sousa. Hoje, porém, demos com um site (em língua checa, imagine-se) onde o autor se refere a esta nota e nos concede a autoria de foto que o Banco de Cabo Verde não teve a gentileza de considerar. Enfim, bancos, já sabemos como são... Nem é preciso dizer que se o BCV nos tivesse pedido autorização de utilização da imagem a teríamos dado de imediato, sem exigir nenhuma contrapartida... Fica-nos, a título de consolação, a alegria de ser este mais um motivo de ligação nossa ao grande autor que muito honra as letras cabo-verdianas e lusófonas. O site em língua checa (citando o blogue "Esquina do Tempo" do nosso amigo Manuel Brito-Semedo) pode ser visto AQUI.

10 comentários:

  1. Esta lembrança é fantástica, Djack. Menos o surripianço do Banco, claro.
    Foi nessa homenagem ao Teixeira de Sousa que nos conhecemos em pessoa ( eu e tu) e me ofereceste o teu livro Capitania.
    Ainda não tive tempo para reler umas cartas que o escritor me escreveu para as digitalizar e aqui serem publicadas. Vou ter um trabalhinho porque a letra dele é tramada. Mas hei-de fazer isso, prometo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu sempre podes dizer que não apareces na nota mas estavas MESMO ao lado dele. A prova está ali.

      Braça com click,
      Djack

      Eliminar
  2. É verdade, foi um grande dia. Quanto ao resto, há um ditado que se diz muito na Praia de Bote e que é assim: "Perdoai-lhes pai que eles não sabem as notas que fazem...", ahahahahahahah

    Braça
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Penso que o surripiamento é mais revoltante ainda por vir de instância superior apanhada pela "secreta tcheca". Mas deve ter havido um contentamento escondido do... fotôgrafo.
    Bem, se fosse eu...

    ResponderEliminar
  4. A foto de Algés e a da nota de 200$00 parecem idênticas. No entanto, na foto de Algés, o escritor tem a cabeça ligeiramente mais inclinada para a sua esquerda. O casaco e o tipo de colarinho de camisa são diferentes. Pode ter havido um tratamento da fotografia para não ser tão flagrante relacioná-la com a que terá estado na sua origem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim., houve umas melhorias, o que é legítimo, nestes casos. Eu próprio faço isso com as minhas fotos. Mas o problema não é esse, como vimos...

      Grande abraço,
      JS

      Eliminar
  5. Memória fotográfica interessante e esclarecedora do "grande surripianço".
    Embora de outro assunto se trate o visado é o mesmo: gostaria de sugerir ao simpático amigo Djack,
    - que deve ter material adequado - que este ano se comemora o centenário do nascimento de Henrique Teixeira de Sousa (1919-2019), para o publicar. Na mesma linha, prolongar o pedido ao também muito amigo Adriano que arrume e compile (se é que já não estará...) e publique a correspondência trocada com o inesquecível escritor, ainda neste ano de celebração centenária.
    Uma nota apenas, subjectiva, isto é, muito minha: olhando para a nota de 200$00...sempre achei que era muito pouco (valor) para se homenagear a efígie nela representada... e atribuí a isso aos complexos da minha gente em relação aos Homens de valor, emblemáticos da cultura das ilhas. Não se admire que a Baltazar Lopes da Silva coubesse apenas a nota de 500$00!
    Depois veja-se quem são os homenageados dos valores maiores... (ainda que não discorde de todos eles) mas dá que pensar(!?)Termino, acompanhado o Saial: "Perdoai-lhes meu Pai que não sabem as notas que fazem"...
    Posto isto, duas boas gargalhadas à maneira desses dois grandes nomes, pois que que ao evocá-los estaremos sempre a prestigiar Cabo Verde.

    Abraços
    Ondina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ondina,
      Algo está a ser feito nesse sentido que propõe. Quanto ao Adri, tem de ser espevitado mas acho que ele também está a fazer um artigo com a correspondência que possui. O Pd'B irá dando notícias sobre o assunto.
      Um forte abraço,
      Djack

      Eliminar
    2. Boa ideia, Ondina. Vou começar a decifrar os hieroglifos da escrita do nosso grande e saudoso médico e escritor. Não será fazer um artigo, Djack, mas publicar o conteúdo das cartas no que tiverem de mais importante. Mas também se pode escrever um artigo com determinado ângulo de abordagem.

      Eliminar
  6. Caro Djack,
    Muito reveladores, o caso da sua foto e os comentários de Ondina Ferreira! Também troquei correspondência com o escritor. Além de amigo e médico da minha família, era pai de um tio meu (marido de uma irmã da minha mãe), o que nos aproximou quando começamos a trocar livros. Pessoa muito querida e de valor inestimável para a história social e literária de Cabo Verde, será sempre inesquecível!
    Um abraço,
    Maria Helena

    ResponderEliminar

Torne este blogue mais vivo: coloque o seu comentário.