A propôsito, muitos não sabem e alguns jà nem se lembram, que S.Vicente albergou algumas familias judiasãs (alemãs) durante a Segunda Grande Guerra. Três Kahn's (conhecidos por Kahn, Kahnim e Kahnão) e Blumenthal ou "cara queimada". A filha de uma dessas familias casou com Carvalhinho. No dia em anunciaram o fim da guerra, uma das senhoras desceu da Praça Nova até Rua de Lisboa atirando moedas que as pessoas iam apanhando. Alguns anos atraz, tentei interessar um jornalista numa busca para que o assunto fosse estudado pela LICRA (Secção de Touraine) mas o caso não mereceu qualquer atenção. Pena o PdB não existir ainda.
Acho muito boa ideia o estabelecimento de boas relações com Israel por podermos beneficiar bastante com isso em vários aspectos. Outrossim, grande parte da nossa população tem sangue judeu e desde muito cedo do nosso povoamento. A limitação antiga para evitar indispor os árabes não deu nenhum resultado pois, os benefícios daí advindos foram muito limitados. Julgo que o pais árabe que mais nos ajudou foi o Iraque de Sadam que teve um triste fim.
Já não era sem tempo de se ter relações diplomáticas adultas com Israel, 'tont sangue judeu infrontod ta corre na veia de criol' nomeadamente de SAntão. Para além disso o know how tecnologico e sabem fabricar dinheiro nas américa. O problema árabe palestino com dois povos teimosos é tão complicado que já não adianta alinhamento contraprodutivos. Acabar-se-ão por se entender? Tinha havido muitas resistências nomeadamente da parte do paigc/cv por causa das suas amizades arabes. Mas este partido já não manda mais em CV e nao consegue impor a sua agenda. SoFa Israel são mudanças de paradigma. Felicito Luiz Filipe MInistro dos Negócios estrangeiros,o embaixador Carlos Veiga e o consul honorário TóFaria por esta revolução pacífica na dplomacia.
Hà pano para muitas mangas. Muito je se falou (hà tempos !!!) e so agradeço o PdB de lembrar ou noticiar o acontecimento. !
ResponderEliminarForça
A propôsito,
ResponderEliminarmuitos não sabem e alguns jà nem se lembram, que S.Vicente albergou algumas familias judiasãs (alemãs) durante a Segunda Grande Guerra. Três Kahn's (conhecidos por Kahn, Kahnim e Kahnão) e Blumenthal ou "cara queimada". A filha de uma dessas familias casou com Carvalhinho.
No dia em anunciaram o fim da guerra, uma das senhoras desceu da Praça Nova até Rua de Lisboa atirando moedas que as pessoas iam apanhando.
Alguns anos atraz, tentei interessar um jornalista numa busca para que o assunto fosse estudado pela LICRA (Secção de Touraine) mas o caso não mereceu qualquer atenção. Pena o PdB não existir ainda.
Ops: - Familias judias
EliminarAcho muito boa ideia o estabelecimento de boas relações com Israel por podermos beneficiar bastante com isso em vários aspectos. Outrossim, grande parte da nossa população tem sangue judeu e desde muito cedo do nosso povoamento. A limitação antiga para evitar indispor os árabes não deu nenhum resultado pois, os benefícios daí advindos foram muito limitados. Julgo que o pais árabe que mais nos ajudou foi o Iraque de Sadam que teve um triste fim.
ResponderEliminarTal como respondi num e-mail, já não era sem tempo.
ResponderEliminarJá não era sem tempo de se ter relações diplomáticas adultas com Israel, 'tont sangue judeu infrontod ta corre na veia de criol' nomeadamente de SAntão. Para além disso o know how tecnologico e sabem fabricar dinheiro nas américa.
ResponderEliminarO problema árabe palestino com dois povos teimosos é tão complicado que já não adianta alinhamento contraprodutivos. Acabar-se-ão por se entender?
Tinha havido muitas resistências nomeadamente da parte do paigc/cv por causa das suas amizades arabes. Mas este partido já não manda mais em CV e nao consegue impor a sua agenda. SoFa Israel são mudanças de paradigma. Felicito Luiz Filipe MInistro dos Negócios estrangeiros,o embaixador Carlos Veiga e o consul honorário TóFaria por esta revolução pacífica na dplomacia.